MEC quer que hospitais como Onofre Lopes atendam planos de saúde privados

04 de Agosto 2019 - 08h00
Créditos:

O MEC (Ministério da Educação) quer que hospitais universitários - como o Onofre Lopes (HUOL) - ligados às universidades federais, atendam pacientes com planos de saúde particulares. A medida está na versão preliminar do projeto de lei do programa Future-se, lançado recentemente pelo governo Bolsonaro.

A proposta de mudança no atendimento dos hospitais universitários faz parte da ideia que quer estimular a captação de recursos privados nas universidades federais.

Para entrar em vigor, o Future-se precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados. A estimativa do MEC é que o projeto de lei seja enviado ao Congresso no fim de agosto.

O Brasil tem atualmente cerca de 50 hospitais universitários. Deles, 40 estão sob administração da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), empresa pública de direito privado vinculada ao MEC.

Além do Onofre Lopes, o Rio Grande do Norte tem outros dois hospitais ligados à UFRN, que são a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) e o Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), localizado no município de Santa Cruz.