MAIS RN disponibiliza Balanço Estatístico Rio Grande do Norte COVID-19

26 de julho 2020 - 04h42
Créditos:

Um caderno de acompanhamento com o Balanço Estatístico Rio Grande do Norte COVID-19 até agora foi divulgado pelo MAIS RN nesta quinta-feira, 24. O documento é um consolidado de dados divulgados pelos boletins epidemiológicos do governo e do LAIS. O assessor técnico de Economia e Pesquisa da FIERN, Pedro Albuquerque explica que a equipe técnica do MAIS RN (FIERN) desde março trabalha intensamente no acompanhamento dos dados da COVID-19 no Rio Grande do Norte.

 

“Acompanhamos fontes como o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) e os Boletins da Secretaria de Saúde do RN, consolidando todas essas informações no portal do MAIS RN para o COVID-19, bem como na produção dos “Cadernos de Acompanhamento” como este publicado em 24 de julho”, diz o assessor.

 

Ele acrescenta que a finalidade do documento é, além de manter a equipe do programa informada das projeções, o intuito é facilitar o acesso dessa consolidação para o público em geral, bem como calibrar a segurança na manutenção da abertura gradual da economia para permanecer operando essa transição com o máximo de segurança e controle.

 

“Além do acompanhamento estatístico, o MAIS RN tem procurado atualizar e manter o Plano de Abertura Econômica sempre condizente com a realidade que vem se construindo. Os resultados deste caderno do dia 24 são muito positivos, de fato, já se apresenta certa tendência que o pior já passou, inclusive, considerando que a abertura iniciada em 01 de julho não apresentou uma piora nos indicadores gerais do COVID-19, o que reforça a segurança dos protocolos de biossegurança trazidos no Plano de Retomada”, enfatiza.

 

Pedro chama a atenção para a observação dos dados positivos com cautela. “Porém, tudo isso ainda deve ser analisado com certa cautela, haja vista que a taxa de internação ainda é bastante alta, apesar de ter começado a cair, existe ainda a transmissão dentro do Estado (a transmissibilidade permanece muito próxima de 1), e continua essencial manter-se no uso da máscara, da limpeza constante das mãos e sair de casa apenas quando realmente necessário”.

 

O governo estadual também divulgou que os dados epidemiológicos registrados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) no RN continuam mostrando um cenário de queda na contaminação e casos de internamento por Covid-19. A informação pode ser confirmada pela taxa geral de ocupação de leitos que nesta sexta-feira, 24, que é de 74%, percentual registrado pela última vez no mês de maio passado e que se manteve sempre acima deste nível desde então.

 

O número de pessoas internadas para tratamento de covid-19 é de 499 (menor incidência desde maio passado), sendo 258 em leitos críticos e 241 em leitos clínicos. Nas regiões Oeste e Metropolitana de Natal a ocupação de leitos críticos segue a média, de. O número cai para 60% na região de Pau dos Ferros, atinge 80% na região do Mato Grande e 83% no Seridó. Na primeira regional de Saúde, com sede no município de Santo Antônio, os cinco leitos de UTI disponíveis para Covid estão todos desocupados. A fila de regulação no início desta manhã tinha apenas 2 pacientes aguardando transporte sanitário.

 

Para acompanhar os números oficiais e as estatísticas consolidadas do MAIS RN, acesse: https://www.fiern.org.br/painel-covid19-rn/