Lula tem ao menos 358 políticos em cargos comissionados

22 de julho 2023 - 04h21
Créditos:

Ao menos 358 políticos que disputaram eleições em 2020 e 2022 ocupam cargos ou funções comissionadas no governo federal. A maioria (328 funcionários) é de derrotados nas urnas durantes as eleições.

O levantamento foi feito pelo Poder360 com base na folha de pagamento de maio (últimos dados disponíveis) e nos registros do TSE. Inclui na conta os ministros.

O ritmo acelerou de janeiro a maio, último dado disponível. Ao todo, 218 políticos passaram a ocupar cargos dessa natureza e se somaram a outros que já tinham funções durante o governo Bolsonaro.

O levantamento também calculou o número de cargos comissionados ocupados pelos políticos em dezembro, no último mês do governo Bolsonaro. Naquele momento, eram 207 ocupantes que haviam participado das últimas duas eleições. É possível que o número mais baixo se deva, no entanto, ao fato de o governo estar no fim, com vários políticos já tendo deixado seus cargos na Esplanada.

Desde que assumiu o governo, Lula retirou cargos de 55 pessoas do grupo de políticos que os ocupava em dezembro. Com as novas nomeações (e algumas demissões de nomeados), o governo registrou em maio 358 cargos ocupados por pessoas que concorreram nas últimas eleições.

PT É QUEM MAIS RECEBEU CARGOS

O partido ganhou 90 ex-candidatos em cargos comissionados do governo a mais do que tinha em dezembro de 2022. No último mês do governo Bolsonaro, a sigla tinha 22 cargos. Passou, agora, a 112.

O PSB, do vice-presidente Geraldo Alckmin, vem atrás no aumento de cargos, com 15 políticos a mais na Esplanada.

Os partidos com mais políticos no governo hoje são:

  • PT – 112;
  • PSB – 29;
  • PSD – 26;
  • PC do B –  21;
  • União Brasil – 20.

O fato de esses funcionários terem disputado as últimas eleições por uma sigla não significa que ainda estejam vinculados à legenda. Entretanto, a disputa em uma agremiação é um indicativo de orientação política do funcionário.

CENTRÃO DEVE AUMENTAR

PC do B, Psol e Rede, partidos de tamanho pouco expressivo, estão entre os que mais ganharam cargos de dezembro a maio. O PSD quase dobrou a presença no governo em relação a dezembro de 2022.

Os partidos do Centrão tem variação menor. O PP ganhou 3 cargos em relação a dezembro. Tem 15 políticos em cargos no Executivo. O PP tem 49 deputados federais, mas tem menos cargos que legendas pouco expressivas na Câmara, como PC do B, Psol, PV e Rede.

O União Brasil, embora tenha 2 ministros, perdeu 4 cargos. O número, porém, deve ser lido com cautela.

O levantamento optou por considerar como União Brasil funcionários que disputaram as eleições de 2018 pelo PSL e pelo DEM, siglas que se fundiram depois no União Brasil. Não é possível saber, no entanto, se permanecem no partido ou fizeram a migração para o PL, por exemplo.

O cenário deve mudar em relação a partidos do Centrão nos próximos meses.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse na última 4ª feira (19.jul.2023) que oferecerá o que achar necessário ao Centrão para ter “tranquilidade no Congresso”.

André Fufuca (PP-MA), cotado para ficar com o Ministério de Portos e Aeroportos, e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), indicado para o Ministério dos Esportes, conversaram com Alexandre Padilha (Relações Institucionais) na 3ª feira (18.jul) sobre a possibilidade de integrar o governo.

NOMEAÇÃO É LEGAL

Não há nada de ilegal na nomeação de pessoas para cargos de confiança. O fato de indicados terem disputado cargos públicos e terem sido filiados a partidos políticos tampouco é impedimento.

Governos costumam trazer ao governo integrantes dos seus grupos partidários para implementar as políticas que desejam, além de abrir espaço a outros partidos políticos para conseguir aprovar propostas no Congresso.

Acesse aqui a relação de quem se candidatou nas últimas eleições e ocupa cargos comissionados no governo. É possível que mudanças recentes não tenham sido contempladas ainda nos arquivos do governo e que alguns políticos que têm registros diferentes no TSE e na folha do governo federal não tenham sido identificados.

Com informações do Poder360