
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decolou às 14h43 desta segunda-feira (20) de São José dos Campos (SP) para Salvador (BA), onde passa o feriado de Carnaval.
Ele havia interrompido a folga para ir até São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. Trata-se de uma das cidades mais afetadas pelas chuvas na região. Ao menos 36 pessoas morreram em deslizamentos e outras consequências do excesso de pluviosidade.
Lula volta para a base naval de Aratu, onde há uma praia com acesso restrito –conhecida como praia de Inema. Deve retornar a Brasília na noite de terça-feira (21) ou na manhã do dia seguinte. A expectativa é que ele tenha compromissos oficiais na quarta (22).
Lula deixou Brasília em direção à Bahia no fim da tarde de sexta-feira (17) com a primeira-dama, Janja Lula da Silva. Na manhã desta segunda-feira, voou até a base aérea de São José dos Campos. Lá, pegou um helicóptero para São Sebastião.
Em São Sebastião, o petista sobrevoou áreas afetadas e se reuniu com o prefeito, Felipe Augusto (PSDB), e com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Com informações de Poder 360