Lula diz que, para reduzir invasões, governo fará 'prateleira de terras improdutivas' para assentamentos

27 de Junho 2023 - 15h00
Créditos:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira que quer fazer uma "prateleira de terras" para evitar invasões durante a sua gestão. O presidente deu as declarações durante cerimônia de lançamento do Plano Safra, com acenos ao agronegócio.

"Não precisamos sequer ter mais invasão de terra nesse país. O governo brasileiro, através do Incra, e os estados através das secretarias, institutos de terra, podem fazer um levantamento de todas as terras devolutas, todas as terras improdutivas e a gente ter uma prateleira de terra para fazer quem quer trabalhar ter a terra. Não precisa alguém invadir para a gente depois ficar num processo de três ou quatro anos para descobrir que a terra é improdutiva. Vamos ver antes. O governo pode ter uma prateleira e oferecer ao país isso", afirmou.

Pela manhã, durante sua live semanal, Lula também falou do projeto:

"Vamos fazer uma prateleira das chamas terras improdutivas desse país, e terras devolutas. Que a gente pode fazer assentamento agrário para quem quiser trabalhar no campo sem precisar brigar com ninguém."

Na semana passada, o presidente afirmou que quer fazer uma reforma agrária e defendeu que não é preciso invadir terra durante a sua gestão. Na ocasião, Lula falou que quer que o Incra disponibilize as informações de todas as terras ociosas do país para realizar assentamento.

Com informações de O Globo