Lula convoca Alckmin para reunião de emergência após anúncio de Trump

09 de julho 2025 - 18h48
Créditos: Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto

O presidente Lula convocou o vice-presidente Geraldo Alckmin e outros ministros do governo para uma reunião de emergência na noite desta quarta-feira (9), para discutir a tarifa extra ao Brasil anunciada por Donald Trump. A matéria é do Metrópoles.

Além de Alckmin, que comanda o Ministério da Indústria e Comércio, foram chamados para o encontro os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil) e Sidônio Palmeira (Secom).

Alckmin estava na sede de seu ministério quando recebeu o chamado. O vice-presidente só deixou a sede da pasta em direção ao Planalto por volta das 18h20, de acordo com auxiliares dele.

Planalto prepara reação

Em carta enviada a Lula, Trump anunciou que produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos passarão a ter uma tarifa extra de 50%. A medida valerá a partir de 1º de agosto de 2025.

Como noticiou a coluna, o Planalto já prepara reação. Auxiliares de Lula afirmam que a tendência é o Brasil manter a mesma postura diante de outras tarifas extras anunciadas por Trump: a da “reciprocidade”.