Loja recria sertão nordestino para produção de selfies no Natal Shopping

26 de Março 2019 - 13h02
Créditos:

Uma rede estendida, uma leitura rimada de cordéis, a delicadeza das rendas artesanais e as expressões regionais são características que marcam o ambiente totalmente nordestino, pensado pela arquiteta Raiane Calistrato, na Yourselfie Store. A realização do espaço conta um pouco das vivências e costumes de um lugar tão aconchegante, em que comer um cuscuz é parte da cultura e ter uma rede na sala é um patrimônio.

A ideia de Raiane é trazer o olhar do visitante para mais perto da realidade nordestina. Cada adereço foi pensado na sensação que o espaço deve trazer; os cordéis, por exemplo, retratam a ideia de que um bom nordestino gosta de contar suas histórias e de fazer delas uma rima agradável, como é o caso do avô da própria arquiteta, o poeta José Saldanha. As 22 expressões típicas como “Ô côrralinda da bexiga”, “Mulher arretada”, “Se aperrêie não” e “homi, deixe de arenga”, dentre outras, são comuns no dia a dia do interior. A rede armada indica o descanso do trabalhador que chega em sua casa fadado do serviço pesado e as árvores representam o refresco da sombra.

As plantas que compõem a decoração do ambiente são próprias para espaços internos, suspensas em cachepôs metálicos pitados em um degradê de cores quentes, justamente para expressar o calor do Nordeste. As paredes enfeitadas por 25 telas feitas de rendas labirinto, bilro e renascença, foram entrelaçadas pela própria arquiteta às molduras em madeira. Todas essas criativas características estão expostas em um fundo ocre, em que faz referência à terra do sertão e a parede em tijolo aparente relembra s casa do sertanejo.

“Ao receber o desafio de criar um ambiente instagramável sobre o sertão, pensei em um cenário que representasse a gentileza do sertanejo, nosso jeito único de falar e acolher a arte delicada das rendeiras”, destaca Raiane, ao citar que toda sua inspiração para o espaço veio do renomado escritor Luís da Câmara Cascudo. O #LáNoMeuSertão convida os visitantes a viverem um pouco da experiência que é ser nordestino, interiorano, sertanejo. E, pincipalmente, mostrar que esse povo arretado tem muita memória para ser compartilhada.

YourSelfie Store

A YourSelfie Store é uma iniciativa do Natal Shopping e é composta por sete ambientes projetados por arquitetos e escritórios de arquitetura vinculados à CASA COR RIO GRANDE DO NORTE. O espaço segue a tendência instagramável de grandes centros mundiais e ainda promove o bem: os visitantes podem colaborar com o valor mínimo de R$ 5 que será revertido para o Lar Celeste Auta de Souza, que atende crianças e adolescentes.