Líder do Sindicato do Crime do RN é preso no Rio de Janeiro

29 de julho 2022 - 03h07
Créditos:

Policiais Civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) prenderam nesta quinta-feira (28), o homem identificado como Anderson Mendonça da Silva, conhecido como Sancinho. O natalense de 38 anos era integrante de uma facção no Rio Grande do Norte e apontado como o principal responsável pelo "racha" do grupo, porque queria criar uma nova facção criminosa no RN. 

Segundo o Governo Federal, no entanto, Sancinho é mais do que isso. Em publicação feita no portal do Gov, ele é apontado como o líder do tráfico e da facção criminosa conhecida como Sindicato do Crime do RN. 

"SANCINHO é foragido do Estado do Rio Grande do Norte, exercendo a liderança da facção autodenominada SINDICATO DO CRIME DO RN, que mantém forte envolvimento com a maior facção do Estado do Rio de Janeiro. Sancinho foi preso em 2016 acusado de promover a maior onda de atentados e ataques a estruturas civis e estatais do Rio Grande do Norte, com o objetivo de intimidar o Estado após motim de internos em presídios daquela unidade federativa, vindo a ser transferido para o presídio federal de Mossoró, junto a outras lideranças", apontou o texto do Governo Federal.

Segundo os policiais civis da Deicor, "Sancinho" chegou a morar em um condomínio de luxo no Recreio dos Bandeirantes, área nobre no Rio de Janeiro, mas após a prisão de "SIÊ de Mãe Luiza" pelos policiais da DEICOR, no ano passado (agosto/2021), ele mudou-se para Campo Grande/RJ, área controlada por milícia, com o intuito de dificultar sua prisão. 

"O indivíduo possui extensa ficha policial. Responde a processos criminais em Nova Cruz, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante por porte ilegal de armas, tráfico de drogas e latrocínio, sendo o mais violento e perigoso da organização criminosa. Desde a sua soltura, Sancinho continuou praticando reiteradamente o crime de Tráfico de Drogas, assim como informações de inteligência obtidas pelas polícias do RJ, do RN e da PRF apontam que Sancinho também estava intimamente ligado a crimes perpetrados pelo Novo Cangaço, associação criminosa responsável por ataques e roubos a bancos em vários estados do país", acrescentou o texto do Governo Federal. 

Os investigadores da DEICOR passaram dados para as equipes do Rio de Janeiro, até que na manhã de hoje, após uma operação policial (com participação da Polícia Civil do RJ e da PRF), "Sancinho" foi capturado. No momento da prisão ele estava de posse de uma pistola, calibre 9mm, bem como de um RG com dados falsos, por tal motivo ele foi autuado em flagrante. 

Por sinal, após a entrada, os policiais deram voz de prisão a SANCINHO e localizaram uma arma de fogo, calibre 9mm, com 29 munições intactas, as quais SANCINHO tentou esconder dentro do vaso sanitário. Também foram encontrados documentos falsos com novos nomes e foto do acusado.

Essa foi mais uma ação integrada da operação HÓRUS do programa GUARDIÕES DA FRONTEIRA da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e da Segurança Pública (SEOPI/MJSP). A Polícia Civil pede para que a população continue enviando informações de forma anônima, através do disque denúncia 181, disque DEICOR (84) 3232-2862 ou ZAP DEICOR (84) 98135-6796.