Justiça prorroga prazo para desocupação do antigo Diário de Natal

26 de julho 2024 - 13h13
Créditos: Reprodução/MLB

A Justiça concedeu mais 30 dias para que as famílias sem-teto sejam retiradas do terreno privado do antigo Diário de Natal, na Avenida Deodoro da Fonseca, em Petrópolis. A decisão do juiz Bruno Lacerda Fernandes, da 5ª Vara da Fazenda Pública, atendeu a um pedido do Governo do Estado e da Defensoria Pública.

O prazo para a desocupação se esgotaria no próximo domingo (28).

Nesta quinta, o Governo do Estado fechou um acordo com o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) para a desocupação do terreno. Pelo acordo, as famílias que estão no local serão transferidas para um imóvel escolhido pelo movimento e alugado pelo Governo.

Em nota, o Governo afirmou que contratou uma empresa para limpar e adequar o imóvel que vai receber as famílias “o mais breve possível”. Por isso, a gestão estadual pediu mais tempo à Justiça para fazer a transferência dos sem-teto. A localização exata do prédio não foi divulgada.

Em junho, a Justiça homologou um acordo fechado entre Governo, MLB e Defensoria para a desocupação da antiga sede do jornal Diário de Natal. Na ocasião, a Justiça deu 45 dias para que as famílias saíssem do local para um prédio a ser disponibilizado pelo Governo. Este prazo encerraria no próximo domingo (28).

O prédio do antigo Diário de Natal está ocupado desde 29 de janeiro por famílias ligadas ao MLB. Atualmente, são 30 famílias no local.

A Prefeitura do Natal participou das tratativas do acordo, mas alegou incapacidade financeira para ampliar benefícios que já são concedidos para as famílias. Em abril, por exemplo, a gestão municipal entregou materiais de higiene e alimentação para as famílias que estão na ocupação.

Com informações do Portal da 98 FM Natal