Internado com Covid, presidente de time usa pulmão artificial para ajudar na recuperação

22 de Junho 2021 - 03h19
Créditos:

Em tratamento contra a Covid-19, o presidente do Coritiba, Renato Follador, começou a utilizar a terapia ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea). O equipamento funciona como um pulmão artificial para ajudar na respiração. Follador tem 66 anos e está em estado grave.

O presidente do Coritiba testou positivo e teve que ser internado no dia 1° de junho. Dois dias depois, ele precisou ser transferido para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva), onde permanece até hoje.

O médico epidemiologista Flávio Muzzi Sant´Anna explica como funciona a Oxigenção por Membrana Extracorpórea (ECMO). "É um sistema complexo, em resumo, consistindo de uma bomba que 'puxa' o sangue do corpo e o força em uma membrana que o oxigena e retira o gás carbônico, devolvendo o sangue ao corpo", disse o epidemiologista.

"É um método utilizado quando os recursos da oxigenação via respirador artificial estão no limite, e o comprometimento pulmonar, no caso da Covid-19, se mostra intenso, não permitindo boa eliminação de CO2 (gás carbônico) e aporte de O2 (oxigênio). É um sistema complexo, em resumo, consistindo de uma bomba que "puxa" o sangue do corpo e o força em uma membrana que o oxigena e retira o gás carbônico, devolvendo o sangue ao corpo. Isso promove um descanso temporário ao coração e ao pulmão. É um recurso extraordinário, usado em muitas outras patologias, quando necessário", explicou o médico.

A terapia ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea) tornou-se conhecida no Brasil após o ator Paulo Gustavo utilizá-la durante o tratamento da Covid-19 - o ator morreu em maio, aos 42 anos.

Com informações do ge.