II Guerra: Ney e Taveira debatem reedição de encontro entre Vargas e Roosevelt

06 de Agosto 2019 - 12h56
Créditos:

 O Vereador Ney Lopes Jr. realizou uma visita ao Prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira, na manhã desta terça-feira (6). Na ocasião, o parlamentar conversou com o chefe do executivo sobre a reedição da Conferência do Potengi, evento que lembra o encontro entre o presidente do Brasil, Getúlio Vargas e o americano, Franklin Delano Roosevelt durante a 2ª Guerra Mundial, em 1943. O Vereador realizará uma audiência pública no próximo dia 21 para debater o assunto. 

A parceria entre os dois municípios fomentará a geração de emprego, renda e investimentos turísticos nas cidades. A audiência pública reunirá representantes do setor turístico, empresários e a sociedade civil para discutir a realização do evento que unirá os dois municípios.

O Vereador falou sobre a importância do encontro. “O evento será uma oportunidade importante de movimentar a economia da cidade. O encontro reunirá visitantes de fora, promovendo a geração de emprego e renda nos dois municípios”, explicou.

Conferência do Potengi

A Conferência do Potengi foi uma reunião ocorrida em 28 de janeiro de 1943 entre o então presidente do Brasil, Getúlio Vargas e o presidente dos Estados Unidos, Franklin Delano Roosevelt. Voltando da Conferência de Casablanca, que decidiu sobre o caminho a ser seguido pelos aliados, o presidente americano decidiu visitar as instalações militares na região de Natal, que contribuíam principalmente com o envio de aeronaves e suprimentos para os frontes na África e Ásia. Além da visita, ocorreu a conferência entre os dois presidentes a bordo de um destroyer americano atracado no porto de Natal. O porto está localizado às margens do Rio Potengi, daí o nome da conferência. Natal e Parnamirim foram as únicas bases fora dos Estados Unidos durante a 2ª Guerra Mundial.