Homem que ficou paralisado em acidente volta a andar após tratamento inovador com células-tronco

11 de Abril 2024 - 10h41
Créditos: Reprodução

O americano Chris Barr, que ficou paralisado do pescoço para baixo após sofrer um acidente de surf há sete anos, voltou a andar graças a um tratamento inovador realizado com células-tronco. “Posso me alimentar sozinho, andar por aí e fazer atividades independentes do dia a dia”, celebrou ele em entrevista ao canal ABC News.

O homem foi o primeiro paciente da pesquisa iniciada em 2018 pela Clínica Mayo, localizada no estado americano de Minnesota. Nela, os pesquisadores coletaram células-tronco da gordura do estômago de Barr e depois injetaram cerca de 100 milhões de células, expandidas em laboratório, na lombar do paciente. Quase seis anos após a terapia inovadora, Barr afirma que continua ganhando mais independência e já consegue andar mais rápido. “Nunca sonhei que teria uma recuperação como esta”, disse ele.

No final de março, a Clínica Mayo publicou o estudo na revista científica Nature Communications, que traz uma nova atualização do ensaio clínico envolvendo 10 pacientes, incluindo Barr. De acordo com o artigo, 7 deles já apresentaram aumento de força muscular e voltaram a ter sensibilidade a toques leves. “Este pode ser um marco em nosso campo da neurocirurgia, da neurociência e do tratamento de pacientes com lesão medular”, disse o Dr. Mohamad Bydon, neurocirurgião e principal autor do estudo. 

Com informações de Portal Terra