'Hoje vivemos o monopólio estatal das vacinas', diz empresário Luciano Hang

26 de Março 2021 - 12h12
Créditos:

Nesta quinta-feira (25), após reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, os empresários Luciano Hang, dono das lojas Havan, e Carlos Wizard, fundador da rede de escolas de idiomas Wizard, anunciaram a doação de 10 milhões de doses de vacina contra a covid-19 para o Sistema Único de Saúde (SUS). Eles defenderam uma “flexibilização” da legislação que permite a importação privada de imunizantes.

Hoje, Hang voltou a cobrar alterações na lei. “Se as vacinas estivessem nas mãos do setor privado, talvez já tivéssemos mais pessoas vacinadas. Hoje vivemos o monopólio estatal das vacinas e quem perde é a população", disse.

“Por que não deixar a iniciativa privada entrar na concorrência com mais eficiência? Existem lobbies e interesses políticos nesse assunto", completou o empresário.

Uma lei aprovada pelo Congresso Nacional neste mês determina a doação de todas doses importadas pela iniciativa privada ao SUS até que os grupos prioritários sejam imunizados.Após essa fase, empresas devem 50% para o governo e imunizar seus funcionários de forma gratuita com os outros 50%.

Paulo Guedes já afirmou que 100 empresários querem importar vacinas na mesma quantidade, o que, segundo ele, poderia trazer ao país 500 milhões de doses pela iniciativa privada.

Fonte: O Antagonista