Hatmo fará mobilização para cadastro de doadores de medula óssea neste sábado

25 de Abril 2019 - 14h38
Créditos:

“Você pode ser o milagre que ele (a) espera!”. Com este slogan, a Hatmo-RN (Humanização e Apoio ao Transplantado de Medula Óssea do Rio Grande do Norte) irá realizar no próximo sábado (27), uma campanha de mobilização para o cadastro de voluntários no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME). A ação faz parte da programação de Páscoa da associação, que terá início, às 8h, na sede do Hemonorte.

No evento também terá uma homenagem aos pacientes que morreram na luta pelo transplante de medula. Voluntários, pacientes e familiares irão soltar balões com os nomes de cada um desses pacientes. “Esta é uma ação que fazemos todos os anos para lembrar dos nossos guerreiros que faleceram enquanto aguardavam um transplante. É uma maneira também de sensibilizar as pessoas para a doação de medula óssea”, destaca Rosali Cortez, presidente da Hatmo.

A festa contará também com apresentação do coral dos professores aposentados da UFRN, músicos voluntários da Hatmo e ainda de uma das pacientes, além de brincadeiras com as crianças e entrega de ovos da Páscoa, doações de alimentos e suprimentos para os pacientes. Ainda será feita uma homenagem ao Hemonorte por fazer o cadastro de doadores e o hospital Rio Grande por realizar os transplantes de medula no estado.

Cadastro para ser um doador
Para se cadastrar como doador voluntário de medula óssea, basta comparecer com um documento com foto no hemocentro mais próximo. Será necessário preencher uma ficha com informações pessoais e assinar um termo de consentimento livre e esclarecido. Será retirada uma pequena amostra de sangue para fazer o exame de histocompatibilidade (HLA), que identificará a característica genética do doador. As informações são enviadas para o Redome e são  constantemente cruzadas com as de quem precisa de transplante. O voluntário recebe uma carteira de doador, com selo do Redome.

O doador só é acionado para transplante quando aparecer um paciente com a medula compatível. Os procedimentos para doação são simples e após a doação, a medula óssea do doador se recompõe em apenas 15 dias.

O transplante de medula é indicado em casos de doenças do sangue como anemias adquiridas ou congênitas, a anemia aplástica grave, e na maioria dos tipos de leucemias (câncer de sangue).

Para se cadastrar como doador é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade; estar em bom estado geral de saúde; não ter doença infecciosa ou incapacitante; não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico; algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso.

Após feito o cadastro, o doador permanece no Redome até completar 60 anos. Por isso, é necessário manter os dados cadastrais atualizados.

Doações para a Páscoa da Hatmo
Para a realização da festa a Hatmo está recebendo doações de cestas básicas, leite em pó, suplemento Ensure, sabonete glicerinado Granado líquido e protetor solar Kids fator 50 e materiais de higiene e limpeza. As doações podem ser feitas na sede da Hatmo, que fica na  Rua Prof. Olavo Montenegro n.3025 - Capim Macio - Natal/RN. Informações: (84] 3217-6491 / 98805-8496  

Notícias relacionadas

Últimas notícias