Em consonância com a estratégia de segmentação da atividade turística adotada pelo Governo do Estado, a partir desta terça-feira (01/12) o Rio Grande do Norte, por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), recebe o diretor executivo comercial da Associação Internacional do Turismo LGBTQ+ e da Câmara de Comércio e Turismo LGBT no Brasil, Clovis Casemiro, para uma capacitação para o trade potiguar na praia de Pipa, no dia 7 de dezembro. A açãp é realiada em parceria com a Câmara LGBT do Brasil, Pipa Convention, Preserve Pipa/Ashtep, Abrasel, Sindetur e ABIH.
 
De acordo com dados da Organização Mundial do Turismo, o segmento do turismo LGBTQIA+ corresponde a 10% da indústria a nível global e é responsável por 15% de sua movimentação financeira. Um amplo potencial de mercado ainda pouco desenvolvido no Rio Grande do Norte.
 
A ação acontece por meio de parceria inédita com a Associação Internacional do Turismo LGBTQ+ (IGLTA). O executivo comercial que representa o Brasil na IGLTA realiza um roteiro de 10 dias pelo Estado, e também acompanhará visitas técnicas em hotéis, pousadas, restaurantes, e experiências turísticas.
 
O roteiro será finalizado com um evento de capacitação para o trade turístico local. O encontro presencial, marcado para 7 de dezembro, às 16h, acontecerá no Hotel Pipa Atlântico, em Pipa. Na ocasião, Casemiro irá abordar o Turismo LGBTQ+, seu potencial de fluxo de turistas e geração de negócios.
 
"Ter uma estratégia segmentada é um primeiro passo para que essa pauta seja devidamente incorporada na promoção do turismo do Estado. Outros segmentos e nichos prioritários, como sol e praia, ecoturismo e aventura, cultural, luxo, MICE, religioso, entre outros, serão trabalhados no curto prazo", ressalta o diretor-executivo da Emprotur, Bruno Reis. 
 
SOBRE A IGLTA
 
Fundada em 1983, a IGLTA é a principal associação global dedicada a promover opções de acolhimento para os viajantes LGBTQIA+. Empenhada em oferecer informações de viagens para seu segmento, os membros da IGLTA podem ser encontrados em diversos países. A entidade tem contribuído também com profissionais do Turismo, aproximando a pauta do Turismo LGBTQIA+ ao mercado, promovendo conexões para ampliar os negócios.