Governo diz que 13º do INSS será pago a 33,7 milhões de segurados

13 de Março 2024 - 16h14
Créditos: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O governo federal informou que 33,7 milhões de pessoas serão beneficiadas com a antecipação do pagamento do abono anual devido aos aposentados e pensionistas da Previdência Social, mais conhecido como o "13º do INSS". Serão contempladas pessoas que, neste ano, tenham recebido aposentadoria, pensão por morte, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão da Previdência Social.

O 13º do INSS será repassado em duas parcelas, em abril e maio, de acordo com o calendário habitual de pagamentos do INSS. O investimento total do governo federal é de R$ 67 bilhões, em duas parcelas de R$ 33,8 bilhões.

Normalmente, o abono é pago no segundo semestre de cada ano, em agosto e novembro. O governo diz que "a antecipação representa uma injeção significativa de recursos nos mercados locais, já que alcança municípios de todas as 27 unidades da Federação".

O decreto da antecipação do pagamento foi publicado no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (13). De acordo com o ato, a primeira parcela do abono, correspondente a 50% do valor do benefício, será paga em abril. A segunda virá com os benefícios de maio. Os pagamentos vão ser feitos de acordo com o último número do NIS (Número de Identificação Social).

Com informações do R7