
Os governadores do Consórcio Nordeste anunciaram nesta 3ª feira (20.jul.2021) que 1,1 milhão de doses da vacina Sputnik V chegarão ao Brasil na próxima semana, em 28 de julho. Ao todo, 1,6 milhão de doses do imunizante serão importadas pelo grupo.
A vacina recebeu, em 4 de junho, autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para importação excepcional e uso em condições controladas.
Na última 4ª feira (14.jul.2021), no entanto, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que o Brasil não precisa das doses da Covaxin e Sputnik V, pois, segundo ele, o país já tem o número de doses “suficiente” para vacinar todos os maiores de idade até o final de 2021.
Em ofício encaminhado ao Ministério da Saúde, nessa 2ª feira (19.jul.2021), governadores do Nordeste rebateram a declaração de Queiroga. Também solicitaram manifestação formal da pasta sobre a retirada da vacina Sputnik V do PNI (Plano Nacional de Imunização).
“Considerando o esforço coletivo dos Estados do Nordeste e de outras regiões em superar as condicionantes impostas pela Anvisa e a proximidade da importação da vacina Sputnik-V, com entrega prevista para o dia 28 de julho de 2021, o Consórcio Nordeste mantém a posição de inclusão deste imunizante no Plano Nacional de Imunização, por entender ser este extremamente necessário para a ampliação da vacinação em nosso país”, disseram no ofício, assinado pelo governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias (PT)
Fonte: Poder 360