
Naquela fria noite de quarta-feira, o América enfrentava o Atlético, partida válida pela Taça Cidade do Natal que era um torneio que precedia o campeonato estadual de futebol. Diferentemente do torneio inicio - ou initium -, como na grafia da época, era um breve torneio de apresentação das equipes sem que as partidas fossem eliminatórias.
O América com Alberi no seu elenco contra o Atlético que tinha em João Machado o seu presidente de honra que, sem saber, estava a poucos dias de ser vencido por um acidente vascular cerebral – AVC (faleceu em 20.02.1976). Ele, o mesmo João Cláudio de Vasconcelos Machado que passou a ser o nome do estádio de futebol, em 1989, antes de ser transformado em Arena Marinho Chagas (Arena das Dunas).
A noite foi descortinada para receber a maior goleada do então Estádio Castelão desde a sua inauguração em 1972.
A chuva de gols se deu ainda no primeiro tempo, com o time rubro mostrando um futebol com um meio de campo envolvente e um ataque rápido. Ao fim da primeira etapa, a partida já marcava 6x0. O placar terminou de ser construído no segundo tempo, encerrando com o gol de Reinaldo, o último balançar das redes daquele dia e trazendo a curiosidade do placar voltar a marcar “0x0”, pois no espaço do placar somente cabia um algarismo, num tempo em que um funcionário da FENAT subia até a marquise e mudava o número do marcador a cada gol feito pelas equipes.
Apesar dos dez gols - o que fez a torcida americana vibrar, em média, a cada nove minutos de jogo -, um deles teve uma comemoração especial. Alberi, de pênalti, fez seu primeiro tento com a camisa rubra, com direito a pose com mãos nas cadeiras e três passos antes de colocar a bola no fundo do gol.
A foto que ilustra a postagem é manchete do Diário de Natal de 05.02.1976.
FICHA TÉCNICA:
AMÉRICA 10 x 0 ATLÉTICO
Data: 04.02.1976
Local: Estádio Humberto de Alencar Castelo Branco (Castelão)
Árbitro: Annecildo Batista de Carvalho
Público: 2.213
Renda: Cr$ 22.924,00 (vinte e dois mil, novecentos e vinte e quatro cruzeiros)
Gols: Pedrada (3), Ivanildo (2), Paúra (2), Reinaldo, Hélcio e Alberi.
América: Ubirajara; Nei (Ivan Silva), Odélio, Cosme e Olímpio; Paúra e Alberi; Reinaldo, Hélcio (Washington), Pedrada e Ivanildo. Técnico: Sebastião Leônidas
Atlético: Wilson; Paulo, Birino, Canindé(Toinho) e Paulinho; Ivan (Mariano) e Zé Gobat; Zé Luiz, Jamiel, Joãozinho e Dalmo. Técnico: Cocó
Créditos de Imagens e Informações para criação do texto: Diário de Natal