Globo é condenada a pagar R$ 20 mil por plágio; entenda o caso

22 de Agosto 2022 - 12h35
Créditos:

A Globo foi condenada a pagar R$ 20 mil em danos morais por plagiar uma matéria sobre a morte do ex-jogador de basquete Kobe Bryant. Além da indenização, a emissora terá que retirar os conteúdos copiados do ar e publicar uma errata identificando a verdadeira autoria do conteúdo. As informações são do Notícias da TV.

Quem entrou com o processo contra o Grupo Globo foi a Inner Editora, responsável pela revista Aero Magazine. No processo, eles acusaram a emissora de replicarem 85% dos trechos da matéria sobre as causas da morte do ex-jogador nos jornais Extra e G1 sem menção à fonte ou autorização.

A condenação veio em segunda instância, depois da Globo recorrer à primeira decisão. “É inegável o plágio, como bem demonstrado na inicial, onde vários trechos foram enxertados na matéria divulgada no site da requerida, sem qualquer menção ou crédito da fonte. A violação de direitos autorais, por si só, implica danos morais”, avaliou o desembargador Theodureto Camargo, que julgou o caso, ao Notícias da TV.

Na defesa, a Globo alegou que “as matérias não guardam semelhança, nem identidade literal, pois ambas limitam-se à narrativa e descrição do acidente, suas causas e reações ao redor do mundo”.

Com informações do Metrópoles