Fiscalização identifica lançamento irregular de água em lagoa na zona Leste de Natal

12 de Março 2024 - 15h59
Créditos: Cedida/Fiscalização Semurb

A equipe de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), realizou uma operação na Lagoa do Bumbum, no Alecrim, para identificar possível lançamento irregular de efluentes. Nesta última segunda-feira (11), quatro imóveis foram notificados para realização de tamponamento voluntário.

Em vistorias anteriores, a equipe da secretaria identificou lançamento irregular de efluentes na Lagoa. Durante a vistoria, os fiscais encontraram alguns extravasamentos no sistema da Caern. A empresa foi notificada para realização de reparos na rede.

“Há suspeitas de que parte dos efluentes estejam chegando pela Rua dos Tororós. Para isso, foi realizado um sobrevoo na área e posteriormente as imagens serão analisadas para termos um diagnóstico real do problema”, relata a supervisora de fiscalização de Água e Solo (SPASO) da Semurb, Rejane Alves.

De acordo com informações da Supervisão de Poluição de Água e Solo da pasta (SPASO), as ligações clandestinas de esgoto se misturam às águas de chuvas e ocasionam a degradação da qualidade das águas e depredam o asfalto. Causam a poluição dos rios e aquíferos, o rompimento de tubulações e o retorno do esgoto para as residências.

A Semurb reafirma a importância da conservação da água e os perigos da destinação indevida de resíduos e efluentes pela população. Nos termos da Lei municipal nº 4.100/1992 (Código de Meio Ambiente), emitir ou despejar efluentes ou resíduos sólidos, líquidos ou gasosos, causadores de degradação ambiental, em desacordo com o estabelecido na legislação e normas complementares caracterizam infração ambiental.

As denúncias de casos de lançamento de esgoto ou água servida podem ser feitas pelo telefone da Ouvidoria da Semurb (84) 3616-9829, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou pelo e-mail [email protected].