
O curta-metragem Bege Euforia, escrito e dirigido por Anália Alencar, integra a mostra competitiva de um dos mais importantes festivais de cinema do Brasil
O curta-metragem de ficção potiguar Bege Euforia, escrito e dirigido por Anália Alencar, terá sua estreia nacional durante a 25a Mostra de Cinema de Tiradentes, a ser realizada de 21 a 29 de janeiro de 2022. É a primeira vez que a produção local integra a programação da Mostra Foco, a competitiva nacional de curtas-metragens. Ao lado de O Nascimento de Helena (RN), curta experimental de Rodrigo Almeida, Bege Euforia tem exibição presencial prevista para o dia 26 de janeiro.
O filme tem como protagonistas Maria Tereza (Mainá Santana), Bárbara (Priscilla Vilela) e Raquel (Alice Carvalho), perpassando temas relacionados à comunidade LGBTQIA+, modelos relacionais, ecofeminismo, relação humano-natureza, permacultura, autonomia sobre o corpo e religiosidades.
As gravações aconteceram em março de 2021 nas cidades de Caicó e Nísia Floresta (RN). O projeto foi viabilizado pelo edital de Fomento à Cultura Potiguar 2019, lançado pela Fundação José Augusto e Governo do Estado do Rio Grande do Norte, contando ainda com o apoio da Fundação Cultural Capitania das Artes e Prefeitura do Natal para finalização por meio do edital Cine Natal 2021.
Sobre a Diretora
Anália Alencar é realizadora audiovisual, fotógrafa e curadora. Graduanda em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Anália estudou direção de fotografia pela Academia Internacional de Cinema (SP) e fotografia digital pelo Porto Iracema das Artes (CE). Dentre seus trabalhos como realizadora, destacam-se os curtas-metragens Olho D'água (2019), premiado como melhor filme da mostra ambiental do 29° Cine Ceará; Chão de Giz (2018), contemplado pelo Knight Center e Google News Lab com exibição no YouTube Space (RJ); e Filha do Cinema (2017), premiado como melhor filme pelo Festival do Minuto e pela Academia Internacional de Cinema, com menção honrosa na Mostra Boom de Audiovisual e no festival Lugar de Mulher é no Cinema. Como curadora, atuou no ROTA - Festival de Roteiro Audiovisual do Rio de Janeiro (2019); Júri Jovem da Mostra de Cinema de Tiradentes (2021); Curta Kinoforum - Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo (2021); FICASC - Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense (2021 - atual); e no Curva do Rio, Festival de Cinema Universitário da UFRN (2019-2021).
Teaser: https://vimeo.com/637235424
Ficha Técnica
Elenco: Mainá Santana, Priscilla Vilela e Alice Carvalho
Roteiro e Direção: Anália Alencar
1º Assistente de Direção: Pedro Fiuza
2º Assistente de Direção: Luiza Oest
Produção Executiva: Tereza Duarte e Diana Coelho
Direção de Produção: Diana Coelho
Assistente de Produção: André Santos
Direção de Fotografia: Ana Galizia, DAFB
Assistente de Câmera: João Augusto
Elétrica/Maquinária: Cleyton Lima
Direção de Arte: Tainah Nogueira
Técnico de Som: Vamberto Júnior
Montagem: Carlos Segundo
Colorização: Jéssica Hartmann
Desenho de som: Guilherme Farkas
Mixagem: Ernesto Sena
Finalização: Johann Jean
Serviço
Lançamento do curta-metragem Bege Euforia
Dia: 26/01
Horário: 22h30
Local: Cine Tenda (Mostra de Cinema de Tiradentes)
Acesso gratuito