Figurantes de novela do SBT ficam indignados por passar fome em gravação

04 de Setembro 2023 - 11h45
Créditos:


Figurantes estão indignados e acusam o SBT de empobrecer a alimentação oferecida a eles nas gravações da novela A Infância de Romeu e Julieta. Uma externa em Cajamar, na Grande São Paulo, no último dia 11, foi o estopim para que alguns deles desistissem de fazer este tipo de trabalho na emissora de Silvio Santos e denunciassem o caso ao Sated (Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos de Diversões do Estado de São Paulo).

A Comunicação da emissora afirma que as acusações não condizem com a realidade: "Esclarecemos que o SBT não cometeu nenhuma irregularidade em relação à alimentação dos figurantes contratados. Há estrita observância às normas legais e, acima de tudo, às questões éticas que governam todas as nossas relações e operações". 

Contratados pela agência Haifa, 60 figurantes foram prestar serviço em uma cena de apresentação de Vera (Bianca Rinaldi) no teatro. Como o trabalho se estenderia até tarde, eles foram informados de que deveriam pegar o transporte para o SBT às 13h na estação do metrô Barra Funda (zona oeste da capital) para almoçar na emissora e fazer a troca de figurino antes das gravações em Cajamar. 

Em vez de almoço, cada figurante recebeu uma caixa com quatro esfihas abertas para comer, sem nada para beber. Um dos profissionais ouvidos pelo Notícias da TV afirma que tinha uma senhora de 70 anos que se sentiu mal porque precisava comer de três em três horas. 

Muitos desses colaboradores fazem figuração todos os dias da semana para diferentes produções. Eles afirmam que, com exceção do SBT, em São Paulo, a maioria das empresas oferece mesa com lanches à disposição, água e café, independentemente do horário de trabalho.

Entre as queixas, os colaboradores afirmam que no SBT os produtores fazem vaquinha para comprar o pó de café. Por isso, quando os figurantes querem um pouco da bebida, ouvem sonoros nãos. 

Eles reclamam que na praça de alimentação da emissora, quando têm direito ao vale refeição, só podem pegar uma proteína no bandejão: ovo, omelete ou hambúrguer. Segundo os figurantes, é proibido repetir até o copo de suco.

Nos trabalhos do SBT, eles recebem, em geral, R$ 100 de diária, já em filmes e séries de produtoras o mesmo tipo de função chega a R$ 300 por dia.

O que diz a Haifa, o Sated e o SBT?

A Haifa foi procurada e enviou a seguinte resposta: "A agência Haifa fornece figuração para o SBT há pouco mais de um ano e dividimos a demanda com mais uma agência. Repassamos as informações aos nossos assistentes de elenco e figuração de acordo com o que é passado pela produção. Sempre que recebemos alguma reclamação, também repassamos para a produção e gerência, para que fiquem cientes, e possamos conversar sobre melhorias".

Os figurantes indicaram que as denúncias foram enviadas ao Sated por meio de Dorberto Carvalho. Mas a secretária-geral da entidade, Gabrielle Araújo, informou o desligamento dele em resposta ao Notícias da TV.

"Nós solicitamos aos denunciantes que façam o registro das denúncias através do e-mail: [email protected]. Esse procedimento é devido à grande quantidade de denúncias. Assim que recebemos através deste e-mail, nossa equipe aciona os responsáveis para que deem as devidas explicações sobre o acontecido e/ou agendamos uma fiscalização in loco, dependendo de cada caso", diz a nota, que continua:

"Os artistas contratados também podem acionar diretamente a Superintendência do Trabalho para realizar a denúncia. Estamos reestruturando a nossa equipe de fiscalização por conta do aumento da demanda e a saída de diretores por conta da divergências com o senhor Dorberto, que passou recentemente por processo de destituição dentro da diretoria."

Com informações de Notícias da TV