FIERN se reúne com prefeitura de Serra Negra do Norte para discutir criação de distrito industrial

18 de Janeiro 2024 - 06h57
Créditos:

O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, recebeu, nesta quarta-feira (17), a equipe de gestão da prefeitura de Serra Negra do Norte e o senador Rogério Marinho para tratar sobre a criação e implantação de um Distrito Industrial voltado para o setor boneleiro no município seridoense. O setor têxtil é o que mais emprega no município, com cerca de mil empregos diretos e a marca de 1 milhão de peças produzidas mensalmente. A Federação, portanto, deve atuar no desenvolvimento de ações técnicas e gerenciais juntamente com o Observatório da Indústria Mais RN.

Segundo o prefeito do município, Sérgio Fernandes, o objetivo da reunião foi pleitear para que a FIERN, juntamente com seu corpo técnico, pudesse auxiliar com a construção das normas, diretrizes e das regras para a instalação do distrito industrial. “Acho fundamental a parceria com a FIERN, que tem essa expertise e é por isso que nós estamos hoje aqui. Agradeço ao presidente, Roberto Serquiz, que já se comprometeu em nos auxiliar”, destacou.

A proposta, de acordo com Roberto Serquiz, se enquadra no projeto de Desenvolvimento Industrial, em execução desde 2023 na Casa da Indústria. “O prefeito nos trouxe uma proposta muito diferente do que recebemos aqui. Ele tem definido o local, tem os recursos e o licenciamento e veio aqui pedir uma colaboração para que possa definir o regramento de como isso pode acontecer do ponto de vista cartorial. Isso cai perfeitamente no projeto de desenvolvimento industrial que está posto no nosso planejamento já em execução”, disse.

Ainda segundo Serquiz, a atuação da FIERN deve contar com a participação das casas – SESI, SENAI e IEL – o que deve contribuir para uma abordagem multidisciplinar no desenvolvimento do distrito industrial. “Nós acolhemos essa demanda, nós vamos, não só desenvolver, mas acrescentar algumas coisas que são importantes e que a Federação tem condições, que é justamente o apoio das casas. Foi uma reunião muito positiva, estamos com o dever de casa e a equipe escalada e orientada sobre o que devemos fazer no menor tempo possível para que o projeto comece a acontecer”, completa.

O presidente do Sindicato da Indústria de Bonés e Chapéus do Estado do Rio Grande do Norte (SINDBONÉS), Francisco Sena, abraçou a ideia com positividade. Ele disse ter boas expectativas para o início do projeto. “Nós temos uma expectativa muito boa. É uma cidade polo de Caicó, que também tem uma demanda expressiva na indústria de confecção de bonés, que pode, com esse distrito industrial, desenvolver e que ajuda o mercado gerando emprego e renda”, comentou.

O senador da República, Rogério Marinho, agradeceu a Federação pelo acolhimento do projeto. “A Federação das Indústrias, provocada pelo prefeito de Serra Negra, se colocou à disposição – e eu quero aqui agradecer ao presidente Roberto Serquiz e a toda equipe – para dar toda a formatação jurídica, gerencial e de consultoria para que o modelo que será implementado de gestão condominial seja um modelo sustentável, que se crie um ambiente jurídico institucional confortável para que as empresas que vão se instalar naquele ambiente tenham um processo de desenvolvimento sustentável a médio e longo prazo, gerando o que todos nós queremos, que é o emprego, a renda e a oportunidade”, disse.

Também estiveram presentes na reunião Girlandia Fernandes, secretária de Administração e Planejamento; Carlos Rodrigues, secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos; Marcus Vinicius, procurador jurídico; Petrúcio de Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo; o superintendente regional do SESI-RN, Juliano Fernandes Martins; o diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Diniz de Mello; o superintendente regional do IEL-RN, Juan Saavedra; o chefe de gabinete Hélder Maranhão; o gerente do Observatório Mais RN, Pedro Albuquerque; o diretor da FIERN e delegado do SINDBONÉS, Jaedson Dantas; o superintendente jurídico, Sérgio Freire; o assessor Renato Garcia; o consultor da Thêmata Pablo Ruiz; além de assessores e colaboradores da FIERN.

Distrito Industrial

O Distrito Industrial de Serra Negra do Norte será voltado para o setor têxtil, em especial para a fabricação de bonés, que reunirá, além dos fabricantes de bonés, cadeia produtiva de aviamentos, peças e transporte. A proposta, detalha Fernandes, é que o distrito industrial possa abrigar 50 empresas tanto de bonelaria, quanto de setores adjacentes e que fazem parte da cadeia produtiva.

De acordo com o gestor do município, a intenção é se firmar como um protótipo desse modelo de produção no estado. “Estamos fazendo esse papel importantíssimo que é a geração de empregos e renda, colaborando decisivamente do ponto de vista macro para a economia do Rio Grande do Norte”, disse.

A história do município com o setor têxtil começou na década de 90 e hoje tem o segmento com uma de suas principais fontes de renda. Serra Negra do Norte é referência nacional na produção de bonés, conta o prefeito. “Hoje somos uma referência no cenário nacional. Perdemos apenas para o polo de Apucarana, no Paraná. Somos o maior polo de bonés, juntamente com Caicó, da região Nordeste. Por essa relevância, as pessoas que têm interesse no mercado de bonés procuram a nossa fábrica”, detalhou.