Festival Varilux de Cinema Francês começa amanhã em Natal com apoio da Aliança Francesa

24 de Novembro 2021 - 15h54
Créditos:

Chegou o momento mais esperado do ano pelos natalenses amantes do cinema e da cultura francesa. O Festival Varilux de Cinema Francês, maior evento do mundo dedicado à cinematografia do país, fora da França, começa amanhã (25), simultaneamente em diversas cidades do Brasil. Serão projetados 17 filmes inéditos e dois clássicos, que poderão ser assistidos até o dia  8 de dezembro. Realizado pela distribuidora Bonfilm, na capital potiguar com o apoio da Aliança Francesa de Natal, o evento acontecerá no Cinépolis do Natal Shopping.

“Além dos admiradores das produções francesas, o festival, ao longo desses 12 anos, conquistou também o espectador comum, interessado na diversidade cultural. É um evento rico que se integra ao calendário cultural da cidade e para nós da Aliança Francesa é um enorme prazer apoiar esse tipo de iniciativa” frisa o presidente da Aliança Francesa de Natal, Eduardo Gurgel. 

A programação conta com filmes para todos os gostos: diversas comédias, dramas, romance, animação e produções premiadas como a comédia dramática “Adeus, idiotas”, escrita, dirigida e interpretada por Albert Duponte, que ganhou sete prêmios César e foi indicada a 13. O Único documentário do festival, “Nosso Planeta, Nosso Legado”, do diretor Yann Arthus-Bertrand, compartilha a visão sensível e radical do mundo atual, de uma humanidade que não reconhece a destruição do planeta. 

Presença constante no festival, o director François Ozon traz sua mais nova obra, “Está Tudo Bem”, que integrou a seleção oficial da última edição de Cannes. O longa-metragem discute a eutanásia e o suicídio assistido. Ainda sobre a temática da finitude, uma das mais aclamadas atrizes do cinema francês, Catherine Deneuve, brilha no filme “Enquanto Vivo”, sob a direção de Emmanuelle Bercot. No drama, ela interpreta uma mãe diante do insuportável: a doença incurável do filho.

Também integram a programação do Festival Varilux dois clássicos: As Coisas da Vida”, de 1970, de Claude Sautet, com a Romy Schneider e Michel Piccoli, nos papéis principais, e “O Magnífico”, de 1973, dirigido por Philippe de Broca, com Jean Paul Belmondo, grande homenageado nessa 12ª edição do Festival. Uma ótima oportunidade de rever na tela de cinema dois grandes sucessos de bilheteria da década de 70.

Avant Première 

Em Natal, a sessão especial de lançamento do Festival, aconteceu ontem (23) no Cinépolis e contou coma a presença de cerca 100 convidados, entre jornalistas, comunicadores, professores e produtores de cinema. O artista francês residente em Pipa, Thomas Jacob, participou da abertura do evento cantando clássicos de artistas como Charles Aznavour e Jacques Brel. O filme exibido na pré-estréia foi o “Delicioso: da Cozinha para o mundo”, uma comédia dirigida por Eric Besnard. O filme conta um pouco dos primórdios da culinária francesa, bem como a criação do primeiro restaurante do país, antes da revolução francesa. Foi de deixar os amantes da gastronomia com água na boca!

Para Alexandre Pinto, diretor da escola Ciências Aplicadas e vice-presidente da Aliança, o filme de estreia já mostrou um pouco do que vem por aí: roteiros interessantes tendo as cidades da França como cenário e fotografias belíssimas. A cada ano o Festival Varilux atrai mais público em Natal. Cinema é arte, é cultura e a gente precisa cada vez mais fomentar iniciativas como essa, o Ciências Aplicadas acredita nisso”. 

“O cinema francês sempre foi sinônimo de resistência ao longo da história, e o festival Varilux nos premia com esse sentimento de luta, pela vida, pela arte, pela sobrevivência da classe artística, tão combalida nos últimos tempos. Celebraremos nesta edição a carreira de Jean Paul Belmondo, um verdadeiro monumento da França, falecida este ano, além de um catálogo incrível de novos filmes. Nada mais Nada mais figurativo para o momento pós pandêmico e de resistência que vivemos”, frisa o diretor do Setcenas e apoiador do evento em Natal, Daniel Hetzel.

“Para nós da Aliança que trabalhamos para levar a cultura francesa para o público da cidade é muito gratificante voltar com o Festival Varilux. Esperamos que todos aproveitem bastante o evento”, finaliza Ernesto Guerra, Diretor da Aliança Francesa Natal.

SERVIÇO
Festival de Cinema Francês Varilux
Quando: 25 de novembro e 8 de dezembro de 2021.
Onde: Cinépolis Natal Shopping
Acesse a programação completa: https://variluxcinefrances.com/2021/cidade/natal-rn/