Fest Bossa & Jazz deixa legado sociocultural e econômico em 'Gostoso'

15 de Outubro 2019 - 06h22
Créditos:

Em período de baixa estação, milhares de pessoas circularam por São Miguel do Gostoso-RN entre 10 a 13 de outubro. Restaurantes, bares, pousadas, agências de turismo e pequenos comerciantes receberam o público para a edição comemorativa de 10 anos do Fest Bossa & Jazz 2019. Essa é a terceira vez que o Fest chega ao munícipio e leva oficinas socioambientais, workshops e shows gratuitos durante quatro dia.

A organizadora do Festival, Juçara Figueiredo comenta sobre a realização no local. “Fui parada muitas vezes na rua para receber elogios. O evento agradou comerciantes, moradores e turistas. Os leitos de hospedagens, sejam em pousadas, chalés, flats e até casas, estavam lotados. Inclusive, empresários comentam que a resposta do comércio, em relação a consumo, foi mais forte do que no réveillon. Podemos dar uma estimativa de 15 mil pessoas para os quatro dias de evento”, explica Juçara Figueiredo.

“Tivemos uma procura bem alta para o final de semana, se analisarmos que estamos em período de baixa estação. A minha pousada ficou com ocupação de 100%”, disse o empresário Karlos Welby. Outra que também deu seu ponto de vista, foi a proprietária de bar e creperia, Rosana Carneiro. “A cidade tem muito a agradecer ao Festival. Foi fantástico desde a organização e programação até todos os fatores positivos deixados para nós do comércio. Esse ano superou as expectativas”.

A cidade estava com turistas de vários estados. Muitos sotaques rodeavam São Miguel, um desses era o da baiana, Lu Muhana. “Já é a terceira vez que viajo até o RN em busca das boas experiências que o Fest Bossa & Jazz nos dar. Duas em Pipa e essa primeira vez em Gostoso. Acho que o local casou muito bem sua beleza natural com a potência musical que é o evento”. E a potiguar Maria Eleide, resume, “Foi muito bom de ouvir, ver e sentir. E também presenciar os novos expoentes da música, tudo isso envolta de um paraíso”.

Esse foi o clima respirado em um dos importantes destinos turísticos do estado do Rio Grande do Norte. Bandeirolas ao vento sinalizavam por onde a música iria ecoar. Era ela quem dava o tom em todos os turnos do dia. Pela manhã e tarde, jovens da rede pública de ensino vivenciavam oficinas sobre “Construção de Instrumentos Musicais com Material Reciclado”, “Percussão Corporal”, bate-papo sobre a história do Jazz, com “O que é esse tal de Jazz” e workshop “‘Cigar Box’ – Construção de Guitarra com recicláveis”, propagando valores culturais e sociais em diversos âmbitos através dessas atividades. No total, mais de 350 pessoas participaram das atividades, entre crianças e adultos.

Já em palcos diurnos e noturnos, passaram atrações como Ricardo Baya Trio convida Diogo das Virgens (RN), Los Chaskys (Peru), Sesi Big Band convida Duo Taufic (RN), Ricardo Silveira (RJ), Funkeria (PB), Erickson Grillo (RN), Melly (BA/RN), Filarmônica Monsenhor Honório (RN), Khrystal (RN), Blues Beatles (SP) e Bossa & Jazz Street Band (RN) que saía em cortejo anunciando o início dos shows.

No penúltimo e último dia, momentos marcaram o Festival. Começando pelos shows da tarde do sábado (12) com apresentações de Melly e de Erickson Grillo, no Polo Idílico, muito bem acompanhados por um público envolvido e de um lindo pôr do sol. Já no Palco Praia da Xêpa, noite do sábado, a Filarmônica Monsenhor Honório emocionou a plateia com repertório que passeava pelos clássicos da música brasileira a músicas internacionais. A orquestra contou com o toque especial da voz forte e vibrante da cantora Samara Alves, contagiando todos com o seu talento e carisma.

Ainda no sábado, a potiguar Khrystal entoou canções de grandes compositores brasileiros como Gilberto Gil, Paulinho da Viola, Chico Buarque e Rita Lee. Também homenageou a cantora brasileira, Elis Regina, em canções eternizadas como Madalena, Romaria e O Bêbado e o Equilibrista. Em seguida, subiu ao palco, tendo à frente uma plateia ansiosa e animada, a banda de blues mais relevante do mercado nacional e a sensação do mercado internacional, a Blues Beatles. A animação era tanta que nem uns respingos de chuva foi capaz de resfriar a vontade de curtir a banda. Para encerrar, uma Jam Session realizada no Spaço Mix para àqueles que desejavam estender a agitação impulsionada pelos Blues Beatles.

No último dia, domingo (13), ficaram responsáveis pelo encerramento da edição de 10 anos, no Polo Jack Sparrow’s, a jovem expoente da música, Melly e, a banda paraibana, Funkeria. A despedida teve direito a local lotado, um estonteante pôr do sol, fogueira, beleza do luar e a sonoridade do mar.

O Festival foi realizado com o apoio do Governo do RN, por meio da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte - SETUR, com recursos oriundos do projeto Governo Cidadão, parceria do SESI/RN e realização da Juçara Figueiredo Produções. Conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso, e com o apoio da AE Gostoso – Associação dos Empreendedores de São Miguel do Gostoso e Região, do Mantra Residence Gostoso, Café Santa Clara, Vital Supermercado, Michelle Tour, G7 Comunicação, Cooperativa Gostoso Recicla, Besouro Branco - Pipa Fotos, Natal Groove; Cerveja Oficial Raffe.

 

Sustentabilidade

O Fest Bossa & Jazz mais uma vez, contou com a participação da Coca-Cola, agora em São Miguel do Gostoso, com a ação inspirada no movimento mundial de coleta de plásticos nas praias, conhecido como “Take Three – recolha três”, que consiste na ideia de remover, pelos menos, três objetos plásticos, auxiliando na limpeza e na conscientização ambiental. Qualquer pessoa que fizesse o recolhimento de plásticos na praia, poderia se dirigir ao stand do Fest, localizado na Praia da Xêpa e fazer a troca por um copo personalizado da Coca-Cola. A ação teve um lindo envolvimento das crianças da cidade.

Fest Bossa & Jazz – 10 Anos

Consolidado no calendário potiguar, o Fest Bossa & Jazz, realizado por Juçara Figueiredo Produções, surgiu em 2010 e já realizou 19 edições em quatro cidades do Rio Grande do Norte (Natal, Pipa, São do Miguel do Gostoso e Mossoró), somando mais de 170 atrações nacionais e internacionais do jazz, bossa e blues.  Uma mistura de ritmos que já reuniu um público estimado em quase meio milhão de pessoas ao longo das edições.

Nesses 10 anos, passaram pelos palcos do Festival, artistas internacionais como J.J. Jackson, Willie Walker, Donny Nichillo, Jose James, Galactic, Erica Falls, Stanley Jordan, Indiana Noma, Jai Malano, Grana Louise, Eric Gales, Larry MacCray, Glen David de Andrews, Alabama Myke, Raphael Wressnig, The Cinelli Brothers, Indiana Nomma e muitos outros. Na lista de nacionais, nomes como Ivan Lins, Ed Motta, Lenine, Leny Andrade, Yamandu Costa, Roberta Sá, Marcos Valle, Wanda Sá, Mauro Senise, Leila Pinheiro, Osmar Milito, Roberto Menescal, Mestrinho, Sandra de Sá, João Donato, Lan Lanh, Blues Beatles, Taryn Szpilman, Banda Terráquea e Cacá Magalhães e muito mais.