Fecomércio-RN leva diversos serviços para o Centro da Cidade durante o "Dia S"

08 de julho 2019 - 09h55
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O Centro de Natal, localizado no bairro da Cidade Alta, é uma das mais antigas referências comerciais da capital potiguar. No espaço, estão reunidas lojas de varejo de vários segmentos, como roupas, cosméticos, perfumaria, eletrônicos, artigo religiosos, em uma gama de opções que atraem o consumidor. Por isso, foi o local escolhido para a primeira edição do programa Sistema em Movimento. Na sexta-feira (5), na praça 7 de Setembro, onde foram concentradas as ações e atividades oferecidas pelo Sistema Fecomércio Rio Grande do Norte, aconteceu o Dia S, que marcou o fechamento desta edição.

O programa Sistema em Movimento faz parte das comemorações pelos 70 anos da Fecomércio RN, vem acontecendo desde o início do mês de maio, no Centro da Cidade e teve como foco a oferta de um grande mutirão de ações e atividades, durante um período de aproximadamente 60 dias em cada polo comercial em que aportar. No Centro da Cidade, foram oferecidos produtos e serviços de excelência da Fecomércio, Sesc e Senac.

Os comerciários, comerciantes e a população em geral tiveram acesso a corte de cabelo, esmaltação de unhas, design de sobrancelha, maquiagem, massoterapia, acupuntura, oficinas de trabalhos manuais e food trucks. Para abrilhantar o evento, houve a apresentação do cantor Luizinho Nobre.

“O Sistema em Movimento é uma forma que encontramos de otimizar e concentrar ações de todas estas áreas em alguns dos principais polos comerciais do RN. E optamos por começar exatamente pelo Centro Histórico de Natal. Neste conjunto de ações se insere a pesquisa que traçou o perfil do consumidor que frequenta o comércio do Centro, realizada pelo nosso IPDC. São informações valiosíssimas para o planejamento destes empreendedores e cujo resumo vocês podem verificar em um totem posicionado no espaço da ação de hoje”, afirmou o presidente Marcelo Queiroz.

Para executar o programa, equipes do Sesc, do Senac e da Fecomércio visitaram cerca de 200 empresas dos segmentos de Comércio, Serviços e Turismo do polo para identificar e programar as ações. Com o resultado da demanda, cerca de 500 pessoas do público-alvo participaram de cursos rápidos de capacitação e qualificação na unidade Móvel Senac de Informática e Gestão, além de atendimentos na unidade móvel Sesc Saúde Mulher. Esta última atendeu cerca de 600 pacientes. Neste último serviço, os atendimentos seguem até agosto.

Além desse trabalho, em paralelo, foi lançado o projeto Senac no Beco, com capacitações voltadas para estabelecimentos localizados no tradicional Beco da Lama. Desde do dia 10 de junho até novembro, cerca de 50 empreendedores estão se qualificando, de forma gratuita, com cursos de gastronomia, segurança alimentar, saúde, gestão e idiomas. Os empreendedores que concluírem os cursos e tiverem as novas práticas implementadas atestadas por auditoria técnica do Senac, receberão o selo do Programa Senac de Qualidade para Bares e Restaurantes.

Na ocasião, também foram apresentados os números que permitirão conhecer e entender o comportamento do consumidor do Centro da Cidade. O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio da Fecomércio RN (IPDC/Fecomércio RN) realizou um levantamento e entregou cópias ao presidente da Associação Viva o Centro, Delcindo Mascena.