Fátima recebe Gleisi Hoffmann e Benedita da Silva na Governadoria

03 de Agosto 2019 - 04h18
Créditos:

A Governadora Fátima Bezerra recebeu na Governadoria, nesta sexta-feira (02) as petistas Gleisi Hoffman e Benedita da Silva. De acordo com a governadora as petistas vieram a Natal para um debate sobre a questão de gênero, cultura e educação. Também participou do encontro da deputada federal Natália Bonavides (PT).

O Rio Grande do Norte sediou ontem (02) o evento “Expresso 168 - Encontro de Saberes”, uma realização da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, presidida pela deputada Benedita da Silva.  O encontro aconteceu no Teatro de Cultura Popular.

O encontro é itinerante no país e reúne pesquisadores, gestores, produtores e artistas, para debater a política cultural como espaço permanente de diálogo. Em sua fala a Governadora enfatizou avanços conquistados na área da cultura, e destacou a criação do Plano Nacional do Livro e Leitura, que surgiu a partir do projeto de lei de sua autoria, enquanto senadora e criou a Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE).

“Reforço o compromisso do Governo do Rio Grande do Norte com o fortalecimento das políticas de incentivo e acesso à cultura. Avançamos quanto a Lei Estadual de Cultura e tenho o sonho de fortalecer o fundo estadual de Cultura, para assim garantir que as ações possam alcançar todos os municípios do RN, transformando as vidas das crianças e jovens pela leitura e pela música, pela cultura”, disse Fátima.

A deputada Benedita da Silva, destacou que o papel do encontro que a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, tem acompanhado todas mobilizações culturais realizadas, diante das decisões governamentais. Ela citou o “Consórcio Nordeste”, criado no último dia 29. “Entendemos que o Consórcio Nordeste vai dar uma mudança qualitativa nas relações do Estado, fortalecendo as potencialidades de cada estado. Especialmente neste momento de anti-cultura que estamos vivendo no Brasil. É preciso darmos as mãos”, enfatizou Benedita.

O Expresso 168 foi criado em 2013 e tornou-se espaço de excelência para que diversos segmentos da sociedade possam se encontrar e debater os mais variados temas que permeiam a Cultura no Brasil. Os encontros são seguidos da formalização de um grupo de trabalho para sistematizar os diálogos e organizar as propostas levantadas, dando mais celeridade e subsídio aos trabalhos da comissão.