Falta de geladeira deixa UBS de Mossoró sem vacinação, diz vereador

28 de Fevereiro 2024 - 16h28
Créditos: Edilberto Barros/CMM

O vereador Paulo Igo (Solidariedade) denunciou péssimas condições estruturais em duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) visitadas por ele nesta manhã. Em pronunciamento, hoje (28), na tribuna, o parlamentar cobrou que a gestão municipal faça modernização nas unidades de saúde. 

Na UBS Duclécio Antônio de Medeiros, inaugurada há cerca de um ano, no bairro Teimosos, Paulo Igo afirmou ter constatado falta de vacinação há cerca de três meses, por conta de geladeira inoperante. 

“Quando a Prefeitura compra uma geladeira de vacinação, tem que fazer juntamente com um no-break, mas não fizeram essa compra. Até agora, apesar da população estar a três meses sem vacinação, não há nenhuma justificativa por parte da secretaria”, relatou o parlamentar. 

Já na UBS Bernadete Vieira de Souza Ramos, no bairro Dom Jaime Câmara, o parlamentar disse que, apesar de afixada placa com previsão de reforma há quatro anos, não houve nenhum serviço no local. Segundo ele, durante fiscalização da unidade, foram constatadas salas insalubres, com mofo e infiltração, que prejudicam a prestação de atendimento à população. 

“Na sala do dentista, se o conselho bater ali, tenho certeza que será fechada. A gente pergunta à diretora e ela diz que a Secretaria de Infraestrutura já tem o projeto e só falta enviar à Câmara Municipal. Ora, de onde viu um projeto de reforma passar pela Câmara?”, questionou. 

Com isso, o parlamentar pediu ampliação nas reformas e prioridade na resolução dos problemas das unidades de saúde. “Peço encarecidamente à secretária Morgana Dantas, vamos agilizar, porque o povo de Mossoró está sofrendo e precisando muito da saúde”, cobrou.