Ex-presidente dos EUA é citado em lista ligada ao traficante sexual Jeffrey Epstein

04 de Janeiro 2024 - 04h19
Créditos: Evan Agostini/AP

Centenas de páginas de documentos de um processo ligado ao traficante sexual Jeffrey Epstein foram divulgadas publicamente nesta quarta-feira (3). Espera-se que os documentos incluam cerca de 200 nomes, incluindo algumas acusadoras de Epstein, empresários proeminentes, políticos e potencialmente mais.

Embora grande parte da informação tenha sido divulgada através de outros meios, como entrevistas aos meios de comunicação, esta é a primeira vez que estes documentos, apresentados a um tribunal, são divulgados através do sistema jurídico.

Os documentos contêm trechos de depoimentos de Maxwell e Giuffre. Há também um depoimento de Johanna Sjoberg, que descreveu que o príncipe Andrew, irmão do rei Charles III, tocou seu seio enquanto tirava fotos.

A história de Sjoberg tornou-se pública, mas esta é a primeira vez que o seu depoimento é revelado. Ela trabalhava em algumas oportunidades para Epstein e disse que ele a pressionava às vezes para ir além de seu nível de conforto ao fazer massagens sexualizadas.

As transcrições dos depoimentos incluem referências a vários nomes proeminentes, como foi relatado anteriormente, incluindo o príncipe e também Bill Clinton, ex-presidente dos EUA.

Sjoberg lembrou em seu depoimento de 2016 que Epstein falou com ela sobre Bill Clinton. “Ele disse uma vez que Clinton gosta delas jovens, referindo-se às meninas”, pontuou.

Quando questionada se Clinton era amigo de Epstein, ela afirmou que entendia que Epstein tinha “negócios” com ele.

Um porta-voz do ex-presidente confirmou em 2019 que ele tinha voado no avião de Epstein, mas ressaltou que não sabia sobre os “crimes terríveis” do bilionário.

Nesta quarta-feira, um representante de Clinton reiterou a negativa e disse à CNN que “já se passaram quase 20 anos desde a última vez que o presidente Clinton teve contato com Epstein”. O ex-presidente não foi acusado de crimes ou irregularidades relacionado a Epstein.

O príncipe Andrew e Virginia Giuffre chegaram a um acordo extrajudicial no processo de abuso sexual contra ele, de acordo com um documento judicial apresentado por seus advogados na terça-feira. Andrew negou as acusações contra ele.

Este é o primeiro conjunto de documentos a ser divulgado como parte de uma ordem judicial de 18 de dezembro. Mais são esperados para serem revelados.

Com informações da CNN Brasil