EUA tem recorde de internações e aproxima sistema de saúde do colapso

29 de Dezembro 2020 - 12h53
Créditos:

O número de pacientes internados com covid-19 nos Estados Unidos é o mais alto de todos os tempos. Caso o ritmo seja mantido, especialistas alertam que talvez seja preciso racionar respiradores, enfermeiros e cuidados de saúde.

“Quando se esgota a capacidade, os médicos e especialistas em bioética dos hospitais precisam decidir quais pacientes podem ser recuperados – os potencialmente recuperáveis – e quais não”, disse o analista médico da CNN, Jonathan Reiner.

O país contabilizava 121.235 pacientes internados com o novo coronavírus ontem (28), o maior número desde o começo pandemia, segundo o Covid Tracking Project. A taxa de pessoas com covid-19 nas UTI saltou de 16% em setembro para 40% na semana passada. Especialistas preveem que as viagens de fimde ano podem ocasionar um “aumento repentino”.

O ampliação dos casos obrigaria o Martin Luther King Jr. Community Hospital, em Los Angeles, Califórnia, a racionar cuidados de saúde, admitiu a CEO da unidade de saúde, Elaine Batchlor. “Se continuarmos a registrar um aumento no número de pacientes com Covid-19, podemos ser forçados a fazer algo que, como profissionais de saúde, odiamos sequer ter de pensar em fazer”, afirmou.

No Huntington Memorial Hospital, em Pasadena, Califórnia, enfermeiros que costumam cuidar de um ou dois pacientes, atendem agora três ou quatro simultaneamente, contou a especialista em doenças infecciosas Kimberly Shriner. “Temos um número limitado de respiradores e de leitos de UTI”, disse Shriner, explicando em seguida que uma equipe decidirá como dividir os recursos caso seja necessário. 

O hospital Martin Luther King Jr. não recusará pacientes, afirmou Batchlor, porém, pode ser que a equipe tenha que empregar técnicas utilizadas em guerras. “Usamos o que no campo de batalha é chamado de técnica de triagem, que é fazer uma avaliação das necessidades e prognósticos de cada pessoa e usar recursos escassos com os pacientes que têm maior probabilidade de se beneficiar deles”, disse a CEO.

Os recursos já estão sendo usados de formar não convencionais devido ao aumento de pacientes. “Nossa equipe tem sido incrivelmente hábil e flexível para acomodar um número cada vez maior de pacientes. Nós temos cinco cabanas montadas fora do hospital. Temos pacientes em nossa sala de conferências e em nossa capela”. Ela afirmou que diversas macas foram levadas até para uma loja de presentes dentro do hospital.

A diretora de serviços de saúde do condado de Los Angeles, Christina Ghaly, disse que hospitais estão tratando pacientes até mesmo dentro das ambulâncias. “Há pacientes sendo atendidos e tratados nas ambulâncias como se estivessem numa baia do pronto-socorro”.

Fonte: CNN