EUA enviará historiador americano para construir acervo do Museu da Rampa

29 de Agosto 2019 - 03h45
Créditos:

A governadora Fátima Bezerra estreitou parcerias com o cônsul geral dos Estados Unidos da América no Recife, John Barret. O Museu da Rampa foi o principal assunto discutido, na tarde desta terça-feira, 27, durante o encontro realizado na governadoria.

“O Museu da Rampa é um equipamento que expressa um momento de convivência muito especial entre o Brasil e os Estados Unidos. É mais do que nosso dever tomar iniciativas dessa natureza que preservem a nossa história para as gerações atuais e futuras. Gostaria muito em dar continuidade a essa parceria para além do nível técnico”, disse Fátima.

A chefe do Executivo estadual destacou ainda as dificuldades existentes para a entrega do museu e agradeceu a disposição do cônsul em ajudar com o equipamento. O consulado irá viabilizar um especialista, um historiador americano que contribuirá na construção do acervo do museu. Em contrapartida, o Estado articulará com a rede hoteleira a hospedagem e os traslados necessários dentro do Estado para o profissional.

A secretária de Estado do Turismo, Ana Maria Costa, lembrou que a equipe tem estudado bastante os modelos de gestão de museus existentes no Brasil. Ela explicou que o especialista ajudará nesse processo de implantação para que, quando aberto, o museu possa funcionar em sua plenitude. “O Complexo Rampa resgata a história da 2ª Guerra Mundial, em Natal, ao mesmo tempo em que traz o Memorial do Aviador e ainda dispõe de espaço para sediar eventos. Por isso, queremos uma gestão eficiente que consiga atender aos anseios dos norte-rio-grandenses e dos turistas”, enfatizou. 

Além das tratativas do Museu, a governadora expôs sobre o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste. “Criamos um modelo de governança que possibilita o enfrentamento de problemas comuns entre os estados da região trazendo melhor eficiência e economia na prestação de serviços públicos. Estamos realizando agora a primeira compra de equipamentos. Aproveito a oportunidade para dizer que o RN está de braços abertos para aumentar a presença de empresas americanas em nosso Estado e na região”, frisou.

Também presente à reunião, o secretário de Desenvolvimento Econômico Jaime Calado exemplificou outra área para investimentos. “O RN oferece o melhor ambiente em incentivos fiscais e bons conhecimentos para instalação de indústrias offshore”, acrescentou.

John Barret afirmou que esta é a sua quinta vez no estado, sendo a primeira como turista e outras quatro enquanto cônsul - em maio deste ano, a comitiva já havia sido recebida pelo vice-governador Antenor Roberto e na ocasião foi entregue ao cônsul o projeto do Museu da Rampa. “Foi um grande prazer conhecer a governadora, uma líder importante no Rio Grande do Norte. Gostei muito da reunião, apreciamos a oportunidade de discutirmos parcerias. Há uma história compartilhada entre os EUA e Natal e estamos trabalhando com o Estado para preservar essa história, um gesto bonito que o Governo está fazendo e o consulado dos EUA está encontrando um jeito de ajudar, pois realmente apreciamos todo o trabalho que está sendo desenvolvido”, afirmou.