EUA confirmam que Rússia usou mísseis hipersônicos contra Ucrânia pela primeira vez

20 de Março 2022 - 05h20
Créditos:

Autoridades dos Estados Unidos confirmaram que a Rússia lançou mísseis hipersônicos contra a Ucrânia na última semana, este é o primeiro uso conhecido de tais mísseis em combate. Os EUA conseguiram rastrear os lançamentos em tempo real, segundo as fontes. Os lançamentos provavelmente visavam testar as armas e enviar uma mensagem ao Ocidente sobre as capacidades russas.

Em resposta aos ataques russos, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que a ofensiva do exército da Rússia na cidade de Mariupol é um “ato de terror” que será “lembrado por séculos”. Em uma mensagem de vídeo publicada no Facebook no início deste domingo (20), Zelensky afirmou que a cidade portuária ficará na história como um exemplo de crimes de guerra. 

O presidente da Ucrânia também afirmou que os militares russos sofreram “perdas sem precedentes” e que algumas unidades russas foram “destruídas de 80 a 90%”.

“Os ucranianos provaram que podem lutar mais profissionalmente do que um exército que faz guerras há décadas em várias regiões e condições. Respondemos com sabedoria e coragem ao grande número de seus equipamentos e soldados enviados à Ucrânia”, disse Zelensky em um vídeo publicado nas redes sociais.

Com informações da CNN