Entidade judaica condena apoio do Brasil a ação que acusa Israel de 'genocídio"

11 de Janeiro 2024 - 06h50
Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Confederação Israelita no Brasil (Conib) condenou a decisão do Brasil, tomada na quarta-feira 10, de apoiar a ação levada à Corte Internacional de Justiça de Haia pela África do Sul para acusar Israel de genocídio contra os palestinos da Faixa de Gaza.

A decisão de Lula atendeu a pedido do embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, com que o petista havia se reunido na quarta-feira. A Corte Internacional de Haia, órgão das Nações Unidas (ONU) na Holanda, deve analisar ainda nesta semana a ação da África do Sul para que Israel pare “imediatamente com todos os atos que possam constituir crime de genocídio”.

“A Conib condena a decisão do governo brasileiro de apoiar a ação da África do Sul na Corte Internacional de Justiça de Haia que acusa Israel de genocídio”, afirmou a entidade judaica, em nota.

A confederação israelense também criticou a ação sul-africana, chamando-a de “inversão da verdade”, já que genocida foi o ataque terrorista do Hamas, que tenta eliminar o povo judeu. Na nota, a Conib lembra que o conflito atual começou depois das “atrocidades” do Hamas contra a população de Israel.

Em 7 de outubro, os terroristas mataram mais de 1,2 mil, incluindo mulheres, crianças e idosos, “no ataque mais mortal contra o povo judeu desde o Holocausto”.

Com informações da Revista Oeste