Entenda o que é câncer de cólon, doença que leva o mundo a rezar por Pelé

04 de Dezembro 2022 - 06h48
Créditos:

O câncer de cólon, que levou o ex-jogador Pelé, de 82 anos, a ser internado na terça-feira (29) em São Paulo, é um dos três tumores malignos mais frequentes no Brasil.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de cólon e reto responde por cerca de 10% de todos os casos da doença no país – a estimativa é que mais de 40 mil pessoas tenham sido diagnosticadas somente neste ano. Entre os homens, fica atrás apenas do câncer de próstata; entre as mulheres, atrás somente do câncer de mama feminina.

Em seu site, a instituição explica que "o câncer de intestino abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamada cólon e no reto (final do intestino, imediatamente antes do ânus) e ânus" e "também é conhecido ainda como câncer de cólon e reto ou colorretal". A doença é tratável e, na maior parte dos casos, curável se detectada em estágio inicial, antes de se alastrar para outros órgãos.

Segundo o Inca, a maioria dos casos não tem causa conhecida. A incidência, no entanto, é maior em quem tem excesso de gordura corporal; consome acima da quantidade recomendada carnes vermelhas (vaca, porco ou cordeiro) e carnes processadas (bacon, presunto, mortadela, salame, peito de peru, salsicha, linguiça); tem alimentação pobre em fibras; e é fumante ou consome bebida alcoólica.

Histórico pessoal ou familiar que aponte presença de pólipos (lesões benignas) e doenças inflamatórias intestinais também aumenta as chances do aparecimento desse tipo de tumor.

Pelé foi diagnosticado em setembro de 2021. Em fevereiro deste ano, ele foi internado no Hospital Alberte Einstein, em São Paulo, para dar continuidade ao tratamento com quimioterapia. Nesta terça, ele voltou à unidade.

Quais os sintomas?

A presença de sangue nas fezes, a alteração do hábito intestinal (diarreia e prisão de ventre alternados) e dores ou desconfortos abdominais estão entre os sintomas listados pelo Inca.

Além disso, entre os sinais de alerta estão indicativos de fraqueza e anemia, perda de peso sem causa aparente, alteração na forma das fezes (que passam a ser mais finas e compridas) e a formação de massas abdominais.

Como é feito o diagnóstico?

Segundo a oncologista Renata D’Alpino, a principal forma de diagnóstico é através do rastreamento do exame de colonoscopia. O exame é feito a partir da inserção de um aparelho chamado colonoscópio, que conta com uma câmera na ponta, no intestino. A máquina faz imagens que revelam se há presença de possíveis alterações.

Há também exames de rastreamento, como o de sangue oculto de fezes, que podem ser feitos em pessoas que têm entre 50 e 75 anos de idade, mesmo que não apresentem sintomas.

Caso o câncer colorretal seja diagnosticado, o especialista irá avaliar o estádio do tumor e classificá-lo, indicando se há ou não o comprometimento de outros órgãos.

Segundo D’Alpino, é preciso atenção e cuidado diante do aparecimento de sintomas, já que muitas vezes o tumor só é descoberto tardiamente, após o aparecimento de sinais mais severos, como anemia e fraqueza.

“Apesar do sangue nas fezes ser um indício inicial de que algo não vai bem na saúde, muitas pessoas costumam creditar essa ocorrência a outras causas convencionais, como hemorroidas, e acabam postergando a busca por aconselhamento médico e a realização de exames específicos. Isso faz com que muitas pessoas só descubram o câncer em estágios avançados”, diz a médica.

Qual é o tratamento?

De acordo com D’Alpino, apesar de o câncer colorretal term altas chances de cura na grande maioria dos casos, é de extrema importância que a doença seja diagnosticada o quanto antes.

Entre os tratamentos, estão os locais (cirurgia, radioterapia, embolização e ablação), que agem diretamente no tumor primário ou em metástases isoladas, sem afetar o restante do corpo, e os tratamentos sistêmicos (quimioterapia, imunoterapia ou terapias-alvo), realizados por meio de medicamentos orais ou endovenosos (aplicados na veia, diretamente na corrente sanguínea).

Como prevenir?

Para prevenir a doença, o Inca recomenda praticar atividade física, evitar bebidas alcoólicas e cigarro e fazer uma dieta baseada principalmente em alimentos de origem vegetal (com frutas, verduras, legumes e grãos). É a chamada prevenção primária.

Já a prevenção secundária se baseia sobretudo em exames de rastreamento de rotina.

"Esse procedimento é capaz de identificar problemas mais graves e silenciosos, como o caso do câncer, além da doença de Crohn e retocolite ulcerativa", explica D’Alpino.

"Por isso, é fundamental que informações de qualidade sejam transmitidas à sociedade, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da colonoscopia e, principalmente, alertar que o exame pode salvar vidas."