Empresários alemães e brasileiros conhecem Instituto Metrópole Digital

18 de Setembro 2019 - 03h44
Créditos:

O projeto +Indústria, do Instituto Metrópole Digital (IMD), chamou a atenção dos participantes da visita técnica, que aconteceu na manhã desta terça-feira, 17, como parte da programação do Encontro Econômico Brasil Alemanha (EEBA-2019). A ideia pretende aproximar mais ainda a academia da indústria, criando meios de ajudar no processo de digitalização das empresas. “Para isto estamos estreitando laços com a Federação das Indústrias, para saber a demanda existente e nos ajudar a formatar melhor ainda as soluções”, destacou o professor do IMD, da Tecnologia da Informação, Gustavo Leitão.

O projeto utiliza a plataforma BR–Plant Expert, um sistema de gerenciamento de ativos, como ativos de automação industrial, monitoramento pró-ativo de segurança, monitoramento de perdas, armazenamento de dados de chão-de-fábrica, e mais poderá ser desenvolvido por demanda. Gustavo Leitão explicou que o projeto pretende auxiliar as empresas que querem se inserir na indústria 4.0. “Tem sido bastante fluída nossa relação com a FIERN, tendo em vista que temos o mesmo objetivo”, acrescentou.

Durante a visita empresários brasileiros e alemães, acompanhados pelo diretor da FIERN Francisco Assis de Medeiros e de Hugo de Medeiros  do Sindimóveis, participaram de uma apresentação sobre o Instituto, feita pelo vice-diretor do IMD, Adrião Duarte, e Anderson Paiva Cruz, diretor do Parque Tecnológico do IMD. Ele falou que trabalham para realizar a formação na área tecnológica em diversos níveis e, ao mesmo tempo, fomentar a inovação e o empreendedorismo. “Na área acadêmica, o IMD oferece cursos que vão do nível técnico, passando pela graduação e especializações, até o doutorado”, disse.

Agnes Enzinger, Senior Expert da Service Projektleiterin Lateinamerika (SES), contou que ficou realmente surpresa com a tecnologia que encontrou no IMD em Natal. “Em muitos aspectos, principalmente na área de sistemas, eu posso dizer que tem pontos mais avançados do que em Alemanha, mesmo sabemos que temos muita expertise, percebemos que aqui se usa a tecnologia e a inovação muito bem aplicada na parte de sistema, estão realmente de parabéns”, comentou a expert.

Toda a estrutura abriga 3.500 estudantes, para os quais são criadas condições para caminhos profissionais diversos, quer seja o ingresso no mercado de trabalho, o empreendedorismo ou a pesquisa. “Em nosso terceiro piso temos a incubadora de empresas Inova Metrópole, órgão voltado para promover o empreendedorismo e a inovação por meio da assistência na criação e desenvolvimento de startups. Isso é feito através do acolhimento de empreendedores e empresas dentro de um de seus programas: o de pré-incubação, o de incubação e o de formação empreendedora”, acrescentou o vice-diretor Adrião Duarte.

Os professores explicaram que todos esses esforços compõe o ambiente e a sinergia ideais para o desenvolvimento do Parque Tecnológico Metrópole Digital, gerenciado pelo IMD e apoiado por entidades do setor público e da iniciativa privada. Correspondendo a uma área geográfica que abrange bairros ao redor do Campus da UFRN, o Parque oferece vários tipos de vantagens para que empresas de TI se associem à sua estrutura e se instalem na capital, podendo assim proporcionar geração de riquezas, criação de empregos e desenvolvimento para a economia do Estado.

Também fazem parte do grupo técnico que acompanhou a apresentação e a visita técnica por parte do IMD os professores: Rodrigo Romão, vice-diretor do Parque Tecnológico; Iris Pimenta, gerente da Incubadora Inova Metrópole; Itamir Filho, Diretor de TI; Everton Cavalcante, da Smart Cities e Ivanovitch Silva, de IOT e Indústria 4.0.