Empresário do RN destaca participação feminina no setor de terceirização, que no estado já emprega 50 mil profissionais

30 de Junho 2023 - 12h44
Créditos:

O empresário potiguar Edmilson Pereira participou nesta sexta-feira, 30, no Rio de Janeiro, do 2º Fórum Pulire America e 2º Fórum Iberoamericano, ambos voltados para a apresentação e debate sobre a importância dos serviços de asseio, conservação, serviços especializados e facilities. O  potiguar, que é presidente nacional da Febrac,  fez uma exposição sobre a importância do setor que registra um crescimento anual de 9.7%. A atuação das mulheres é, segundo Edmilson Pereira,  um dos destaques do segmento que atualmente tem 46,10% de sua força produtiva composta pelo trabalho feminino. 

Edmilson, que também é presidente do Sindicato das Empresas de terceirização de mão de obra do Rio Grande do Norte, revela que no plano estadual, cerca 100 empresas atuam nessa atividade empresarial,  gerando aproximadamente 50 mil empregos diretos.

“Desde 2020, o setor de facillities tem ganhado cada vez mais relevância, a partir da ocorrência de uma maior difusão dos seus conceitos e práticas”, explica.

Segundo ele, a presença da força de trabalho feminina também cresceu nos últimos anos, como consequência da pluralidade de funções. “Inicialmente, o cenário era de um setor predominantemente masculino, mas devido a pluralidade das funções atraiu muitas profissionais  femininas. É importante ressaltar que hoje no Brasil temos mais de 44,6 mil empresas e de 2,5 milhões de trabalhadores”, assinala.

Para os próximos anos, o empresário potiguar destacou para os congressistas que há a expectativa de que o mercado continue com projeção de crescimento, de acordo com o aquecimento da economia.

Ao lado da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), Edmilson Pereira também participou na tarde desta sexta-feira do 22º Fórum Empresarial Lide, também realizado no Rio de Janeiro. Fátima Bezerra foi uma das expositoras do Painel “Igualdade e Crescimento Regional Como Fatores de Paz e Desenvolvimento”.