Diretora de TV acusa ex-Globo de estupro: "E me filmou sem autorização"

25 de Agosto 2022 - 13h21
Créditos:

"Amiga, você foi estuprada." "Não, não fui." A primeira reação de Ella* ao ser questionada por uma amiga sobre a violência sexual que sofreu foi negar. Mesmo tendo em seu celular um vídeo, gravado na madrugada de 31 de janeiro de 2019, em que aparece sendo penetrada pelo ator Gustavo Novaes, 49 —com quem já havia tido um breve relacionamento. Gustavo, que já participou de novelas da Globo e da Record, além de filmes e séries, foi até a casa de Ella quando ela estava alcoolizada e, segundo relato da vítima, a filmou sem consentimento. Essa gravação, que a diretora mostrou à amiga e à qual Universa teve acesso, indicou a violência sexual. Ela encontrou o vídeo ao mexer no celular do ator, apagou do aparelho e enviou para si própria por WhatsApp.

Nas imagens, Gustavo aparece de pé, andando até um quarto. Depois, vêm as cenas de uma mulher apoiada de bruços, inerte. Ele a penetra, e ela balbucia algumas palavras, incompreensíveis. Ella afirma que estava completamente embriagada e não se lembra do que disse. Não se recorda nem da relação sexual, que só soube que aconteceu por causa do vídeo. Lapsos de memória, culpa e vergonha, diz, a barraram de aceitar que havia sido vítima de estupro. O caso ocorreu no Rio de Janeiro.

"É muito difícil entender. Não consigo nem dizer [que foi estuprada]. A palavra é feia, dói. Eu tinha o vídeo, mas não acreditava no que via. Não era possível que alguém fosse capaz de fazer aquilo, alguém que recebi na minha casa", diz, em conversa com Universa por chamada de vídeo.

O ator nega as acusações e diz que houve consentimento tanto para a gravação quanto para o ato sexual.

Com informações do UOL