
A quarta-feira (9) foi marcada por uma experiência única para simbolizar o Dia Mundial da Visão. Foi realizado o II Jantar às Cegas, um momento transformador não só pelos pratos saboreados, mas principalmente pela experiência proporcionada pela ação das Óticas Diniz em parceria com o Hospital de Olhos do RN, no Nemo Sushi do Natal Shopping. O evento ocorreu em comemoração ao Dia Mundial da Visão, que é comemorado sempre na segunda quinta-feira do mês de outubro. Os participantes experimentaram novas sensações provocadas pelas ausência do sentido da visão, condição característica neste tipo de jantar.
Estiveram presentes representantes de vários segmentos da sociedade, membros do Ministério Público do RN, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal – CDL, da Sociedade de Oftalmologia do RN, SOERN, da Associação dos Deficientes Visuais do Rio Grande do Norte, da imprensa local, além de outras empresas parceiras e patrocinadoras do evento.
Para Flávia Diniz, uma das idealizadoras do Jantar às Cegas, um evento como esse é capaz de provocar várias reflexões. “Estamos falando de inclusão social de deficientes visuais, mas na verdade devemos pensar em inclusão social como um todo. A gente precisa se colocar no lugar do outro, ter mais empatia”, afirma ela. Parceira na idealização do evento, Gorete Tito, diretora do Hospital de Olhos do RN falou sobre o significado da noite. “O principal é a gente se colocar no lugar do deficiente visual. É um momento ímpar que nos permite valorizar ainda mais a nossa saúde ocular, cuidando melhor dela”, explica Gorete.
Entre os membros da Associação dos Deficientes Visuais do RN, a ADEVIRN, seu Francisco Araújo, fundador da associação, também comentou sobre a experiência e a inversão dos papéis durante o jantar.