Derico, Tomati e companhia: por onde andam os integrantes do sexteto do Jô?

07 de Agosto 2022 - 04h43
Créditos:

Em seus programas na TV, Jô Soares nunca esteve sozinho. O apresentador, que morreu ontem aos 84 anos, tinha a companhia de músicos escolhidos a dedo por ele.

O sexteto do Jô foi formado junto com a ida do apresentador para a Globo, em 2000. Antes, no SBT, o grupo tinha iniciado como um quarteto, e depois um quinteto.

O conjunto musical era formado por Derico (sax), Bira (baixo), Miltinho (bateria), Tomati (guitarra), Chico Oliveira (trompete) e pelo maestro Osmar (teclados).

Bira

O baixista famoso por suas gargalhadas altas que muitas vezes faziam Jô Soares interromper as entrevistas para rir junto morreu em 22 de dezembro de 2019, aos 85 anos, vítima de um AVC.

Bira, cujo nome de batismo era Ubirajara Penacho dos Reis, ficou famoso por acompanhar o apresentador durante 29 anos na televisão, tanto no SBT quanto na Globo. Ele era um dos membros da banda com que Jô mais interagia.

Chico Oliveira

O trompetista, chamado carinhosamente de Chiquinho pelo apresentador, hoje dá aulas de trompete. Ele também continua se apresentando pelo Brasil em performances solo ou com grupos como o Chico Oliveira Trumpet and Friends e Trio Nota Jazz.

Curiosamente, na véspera da morte de Jô Soares, o trompetista tinha postado uma foto saudosa do sexteto do Jô em seu Instagram, onde é ativo e posta vídeos de suas performances, além de divulgar seu curso.

Na despedida a Jô Soares, Chiquinho escreveu: "São tantos anos juntos, com histórias inesquecíveis. O seu legado como artista é eterno, e a nossa amizade também. Muito obrigado, meu amigo Jô."

Derico

O saxofonista Derico Sciotti era outro personagem do sexteto com quem Jô interagia bastante. O apresentador o chamava de "assessor de assuntos aleatórios" quando pedia seus comentários sobre notícias que lia no programa.

O músico chegou a chorar ao falar da passagem do amigo, que ele considerava como um pai:

"É muito triste. Fiquei 28 anos lá, metade da minha vida trabalhando com o Jô. Tenho 56 anos e 28 foram trabalhando com ele, que é uma pessoa incrível, foi uma espécie de um pai mesmo. Tive momentos maravilhosos com ele. Ele me ensinou tudo", disse Derico ao "Bom Dia SP", na Globo.

Miltinho

O baterista de 85 anos continua na ativa. Em uma entrevista à TVJF, de Juiz de Fora, o músico contou que após fim do "Programa do Jô", em 2016, continuou tocando em um trio com dois pianistas, que já faleceram.

Atualmente ele toca sozinho com um repertório "de 10 milhões de músicas", como disse na entrevista, no projeto "Sua Batera e Suas Músicas", além de ministrar workshops e palestras.

Osmar Barutti

O maestro Osmar Barutti continua trabalhando como pianista, compositor e arranjador. Assim como outros integrantes do Sexteto do Jô, ele também faz apresentações pelo Brasil.

Em 2019 saiu em turnê com a cantora Alba Santos, se apresentando em casas como o Blue Note SP e programas de TV.

Tomati

Radicado nos Estados Unidos desde 2020, o guitarrista Tomati continua vivendo de música.

Segundo seu site oficial, o músico faz shows com a Tomati Friend's Band, o Bossa Fusion Duo com a cantora Michelle Spinelli, além de tocar e gravar com músicos e bandas locais como a banda de World Music Earth Code, de Thomas C. Alexander, a banda pop Spider Cherry do cantor Nathan Mercado.

Além dos shows, Tomati também dá aulas de guitarra brasileira no Brazza Music Center, na Flórida. Durante a pandemia o guitarrista também gravou uma série de entrevistas em seu canal YouTube, inclusive com ex-integrantes do sexteto, como Derico.

Com informações do Splash/UOL