Demitida, repórter da Globo diz que TV a afastou por estar "acima do peso"

11 de Maio 2021 - 03h30
Créditos:

A jornalista Marcela Mesquita foi demitida nesta segunda-feira (10) da TV Vanguarda, afiliada da Globo em São Jose dos Campos, após 12 anos na empresa. Ela recebeu a notícia ao retornar ao trabalho após o período de licença-maternidade.

Ao relatar a má notícia em seu perfil no Instagram, Marcela agradeceu o apoio de colegas e espectadores durante o período em que ficou trabalhando internamente, como editora, após ter sido afastada do vídeo, segundo o seu relato, por estar "acima do peso".

"Agradeço pela parceria e, principalmente, por terem me dado a mão quando tiraram o meu chão. Quando fui afastada da reportagem por estar acima do peso, foram os meus amigos que não me deixaram cair. Os de lá e os de cá. Vocês que acompanham o meu trabalho também me ajudaram nessa caminhada mandando mensagens de carinho e mesmo não me vendo na TV, continuaram comigo. Obrigada!!!"

Em conversa com o UOL, Marcela disse que foi afastada do vídeo em outubro de 2017 e só retornou no início de 2020. "Fiquei quase dois anos e meio na geladeira", diz. "Na época, fui informada pela chefe de redação, Terezinha Almeida, que a direção tinha decidido me afastar porque eu estava 'fora do padrão', 'acima do peso'. Foram esses os termos que usaram".

A jornalista diz que procurou ajuda de psiquiatra, psicólogo e nutricionista. A certa altura, pediu para voltar ao vídeo, mas não conseguiu. "Me falaram que não estava pronta". Só em março de 2020, foi autorizada. "Minha chefe disse que conversou com o Boni e eu iria voltar". Marcela afirma que emagreceu mais de 15 quilos no período.

A TV Vanguarda é de propriedade da família de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni. Em março de 2019, a jornalista Michelle Sampaio tornou público o seu desligamento do canal, onde atuou como repórter e apresentadora por mais de 16 anos, e citou a mesma questão levantada por Marcela.

Numa mensagem publicada no Instagram e em contato com a coluna, na época, Michelle associou o afastamento à dificuldade que teve de emagrecer após uma gravidez. "Fui informada pela diretora de jornalismo que a emissora optou pelo meu desligamento por eu não ter atingido o objetivo, que era emagrecer", contou ela, por telefone, ao UOL. "Meu talento não tem relação com meu peso".

Com informações de UOL