Cristina Lira conta seu medo e desespero em Lisboa

23 de Março 2020 - 11h17
Créditos:

Em fevereiro deste ano,  fui para uma viagem maravilhosa  para Portugal . Já perto de retornar ao Brasil, quando chegou março,  pelo dia 05 de março,  fomos surpreendidos com o adiamento da BTL- Bolsa de Turismo de Lisboa, que seria de 11 a 15 em virtude do surto de  coronavirus em Portugal e a noticia caiu como uma catástrofe para o turismo internacional. A BTL foi adiada para fins do mês de maio  deste ano. Na sexta-feira, 13 de março,  estava a noite no hotel assistindo TV,  quando foi anunciado o estado de alerta em Portugal pelo primeiro ministro Antonio Costa em virtude do COVID -19  Coronavirus, decretando a partir da segunda-feira (16) a suspensão das aulas em escolas, universidades, fechamento de discotecas, bares, restaurantes, lojas, suspendendo reuniões, eventos, determinando que todos os pais ficassem em casa com seus filhos, e todos os trabalhadores ficassem em casa, etc . Minha passagem aérea  pela TAP já estava marcada para o dia 15 de março. Fiquei desesperada. Liguei para a TAP de Portugal,  para remarcar para o sábado dia 14, mas ninguém atendia e então fiz o check in on line no dia 14 de março para embarcar mesmo dia 15.  Nesse dia fui dar uma volta na rua, não havia ninguém na rua e nenhum carro. Uma Lisboa fantasma que lembrava os filmes de ficção científica que vi tanto no cinema, algo que eu nunca vivi ao longo da minha vida e que não vi nada igual na história do mundo. E Então foi anunciado no sábado (14) o fechamento das fronteiras terrestres, o que causou medo e pavor.  E o hotel  onde estava hospedada, quase sem ninguém.  No dia 15 de março ( data que eu embarcaria) recebi uma mensagem em SMS  da TAP pela manhã cedinho informando o cancelamento do meu vôo e remarcando para o dia 16 de março via Recife e em code share com a  Azul linhas aéreas para Natal. No dia 15 não sair do hotel. E já estavam falando que a qualquer momento os voos internacionais seriam cancelados e o aeroporto fechado. Recebi vários  telefonemas da minha família de Natal, de Portugal, amigos brasileiros e portugueses bem preocupados.  Meus amigos acompanharam minhas noticias pelas midias sociais, instagram e facebook onde eu manisfestava meu desespero. Fiquei uma noite de cortesia no hotel e no dia 16 de março(segunda-feira) fui cedo para o aeroporto de Lisboa, que estava vazio, com várias lojas fechadas e naquela parte da alfândega só havia eu. Fiquei em pânico.  E corri para os portões 42, 43 e 44 que são geralmente os voos que vão  para o Nordeste. Fiquei lá até a hora de anunciarem o portão de embarque. Quando foi anunciado o portão 44 , os passageiros que já se encontravam lá, todos de máscaras vibraram. Mas só acreditei que embarquei quando o avião decolou.  Foram momentos de medo, pânico e desespero de não consegui voltar para casa. Cheguei no aeroporto em Recife  as 21h30,  tive que despachar as malas com a Azul Linhas aéreas e na madrugada do dia 17 de março cheguei em Natal. No dia 18 de março foi anunciado pela autoridades portuguesas, a suspensão de todos os voos internacionais . Pela TAP ficaram somente voos para Rio e São Paulo.  Foi uma benção eu ter embarcado. Por um fio embarquei e consegui chegar no Brasil e na minha casa. Agradeço todos os dias !

Realmente a situação é bem séria, fiquem em casa. Numa catástrofe é ideal que esteja com a sua família.  Agradeço todos os dias por esta benção. Imagine  um final de uma viagem internacional, com pouco dinheiro, sem ter onde ficar, como seria!. Embora tenha cidadania portuguesa, e ter parentes em Portugal,além de grandes amigos, numa ocasião dessas, é sempre bom cada um estar em sua casa, com seus familiares.

Será um período difícil para todos nós, mas passará.  Fico muito feliz em ver as autoridades brasileiras, como o Ministro do Turismo, Marcelo Alvaro Antonio, orgãos como Anac, Embaixada do Brasil em Lisboa, Embratur, entre outros, empenhados todos junto às  companhias aéreas, TAP, Azul , Latam  para trazer os brasileiros que ainda estão por lá e em outros países.   Só sabe o desespero quem sentiu na pele o medo e pavor de estar num país sem saber se voltará para casa.

Estou em quarentena voluntária desde o dia que cheguei !.  E continuarei !

O assunto é sério!.

Vamos orar muito em qualquer religião!

Vamos todos colaborar e ficar em casa!. Só saia para o essencial.