Covid-19 pode reduzir tamanho do pênis, aponta estudo

28 de Dezembro 2020 - 15h46
Créditos:

Um estudo sobre as sequelas da covid-19 de longo prazo concluiu que a doença pode diminuir o tamanho do pênis. A pesquisa foi publicada neste domingo (27) na plataforma científica MedRxiv.

O estudo, iniciado a 7 meses, investigou as consequências que do vírus no corpo das pessoas, e foi realizado com mais de 3 mil pacientes de 56 países. Além de 3% dos homens relataram uma diminuição no tamanho do órgão genital, 15% deles disseram ter identificado algum tipo de disfunção sexual e 11% afirmaram sentir dor nos testículos. 

Quanto às mulherem, 26% das que menstruam relataram irregularidade nos ciclos e 36% afirmaram que tiveram algum tipo de problema menstrual. 8% delas relataram ainda algum tipo de disfunção sexual.

Entretanto, as sequelas no aparelho reprodutivo estão longe de ser as mais frequentes entre os volunrários do estudo. Mesmo após sete meses de recuperação, a maior parte relatou ainda ter fadiga (de 75% a 80%, a depender da idade), mal-estar pós-esforço (até 75%) e alguma de disfunção cognitiva (entre 52% e 59%). 

Entre as sequelas neurológicas, as mais relatadas são dificuldade de concentração (75%) e dificuldade de raciocínio (65%). 73% dos pacientes também afirmaram perceber algum tipo de problema de memória. Dentre eles, 65% relatou problemas com memórias de curto-prazo e 35% com memórias mais antigas.

"Uma das maiores descobertas para mim foi que não houve diferença na idade para a disfunção cognitiva, perda de memória ou impacto disso na vida diária! Isso aconteceu com tanta frequência no grupo de 18 a 29 anos quanto no grupo com mais de 70 anos", disse uma das autoras da pesquisa, Hannah Davis.

A investigação foi realizada por voluntários e participantes de um grupo de apoio e ainda tem que ser revista.

Fonte: O Dia