Conheça 7 alimentos que podem ser aliados contra a depressão

03 de Setembro 2023 - 07h03
Créditos:


A depressão atinge 15,5% dos brasileiros em alguma fase da vida. Embora seja uma condição em que diversos fatores estão envolvidos, estudos científicos realizados nos últimos anos mostram que a dieta pode ter um impacto positivo, tanto na prevenção quanto na resolução dos quadros. E, neste contexto, alguns alimentos específicos têm efeitos benéficos para a saúde mental. Veja a seguir quais são eles:

Peixes ricos em ômega-3

Os peixes ricos em ômega-3, como salmão, atum, sardinha e cavalinha, são uma boa fonte de ácidos graxos ômega-3, essenciais para a saúde do cérebro. Esses ácidos graxos também podem ajudar a aumentar os níveis de serotonina, um neurotransmissor que desempenha um papel importante no humor, além de contribuir para a proteção do cérebro contra o estresse e a degeneração.

Frutas vermelhas

As frutas vermelhas, como morangos, framboesas, mirtilos e cranberries, são ricas em antioxidantes, que podem ajudar a proteger o cérebro do estresse e da inflamação. 

Abacate

O abacate é rico gorduras monoinsaturadas saudáveis, que podem ajudar a melhorar o humor e a reduzir a inflamação. Um artigo publicado no Jama (Jornal da Associação Médica Americana), em 2013, descobriu que pessoas que ingeriam mais gorduras monoinsaturadas tiveram um risco 24% menor de desenvolver depressão

Cacau

O cacau é rico em flavonoides, que são antioxidantes que podem ajudar a melhorar o humor e a reduzir o estresse. Esses compostos podem ajudar a proteger as células contra danos e a promover a saúde cardiovascular. Estudos também mostram que os flavonoides do cacau podem ajudar a aumentar os níveis de serotonina.

Frutas cítricas

As frutas cítricas, como laranja, limão, tangerina e kiwi, são ricas em vitamina C, que é um antioxidante que pode ajudar a reduzir a inflamação e o estresse, condições que podem estar associadas à depressão. Elas também são uma boa fonte de potássio, mineral importante para o cérebro que atua na regulação do humor e do sono. 

Cúrcuma

Estudos mostram que a curcumina, substância presente na cúrcuma, pode ser eficaz no tratamento de casos leves a moderados de depressão. No entanto, mais pesquisas são necessárias para determinar a eficácia e a segurança da curcumina em casos mais graves de depressão. Sabe-se que a cúrcuma tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes benéficas à saúde.

Iogurte

Há bastante tempo, o consumo regular de iogurte tem sido associado com uma melhor saúde mental, principalmente pela ação dos probióticos, bactérias boas que atuam no intestino, órgão que tem uma relação direta com o cérebro. A proteína do iogurte pode ajudar a aumentar a produção de serotonina. Já o cálcio e a vitamina D do iogurte podem proteger o cérebro do estresse e da inflamação.

Com informações de R7