
Sem muito alarde, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, condenado a 6 anos e 8 meses de prisão no regime semiaberto pelo pelo crime de corrupção ativa no escândalo do mensalão, esteve em Natal neste sábado (13). O petista esteve na capital potiguar para lançar seu livro/revista "Réu sem crime", onde alega que a investigação, o processo e o julgamento do mensalão foram uma “mentira”, “um falso escândalo” produzido pela “mídia golpista” com o apoio de “setores reacionários” da sociedade contra “o governo popular e democrático de Lula”.
Estiveram no encontro com Delúbio o deputado federal Fernando Mineiro (PT) e a deputada estadual Divaneide Basílio (PT). Mas somente Divaneide registrou o momento nas suas redes sociais, além do próprio Delúbio (confira abaixo).
O petista foi preso em novembro de 2013, mas conseguiu autorização no fim de setembro de 2014 para cumprir o restante da pena em prisão domiciliar.
Em 2016, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu perdão da pena do processo do mensalão ao ex-tesoureiro do PT.
Delúbio chegou a ser expulso do Partido dos Trabalhadores depois das acusações de Roberto Jefferson de ser um dos comandantes do esquema de mensalão que consistia no desvio de recursos públicos para compra de apoio político no Congresso.