Comissão aprova projeto de Styvenson para crianças conhecerem Senado

04 de Setembro 2019 - 13h46
Créditos:

Atrair os jovens para que conheçam melhor o Senado e a política brasileira. Este é o objetivo do programa Escola no Senado (PRS 54/2019), aprovado nesta terça-feira (3) na Comissão de Educação (CE), e que segue agora à Comissão Diretora da Casa.

Pelo texto, um substitutivo do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) ao projeto original da senadora Leila Barros (PSB-DF), o programa integrará as ações Crianças no Senado, Jovens no Senado e Senado na Rede.

Crianças no Senado

O Crianças no Senado tem como público-alvo estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, tendo como foco a realização de atividades educacionais nas dependências da Casa. As atividades incluirão visitas guiadas pela Casa, inclusive ao viveiro de plantas, quando as crianças receberão informações sobre o Poder Legislativo e a importância da educação ambiental. A ação também prevê a exibição de filmes, realização de palestras ou apresentações artísticas que reflitam os objetivos do programa.

Jovens no Senado

Já o Jovens no Senado terá como público-alvo estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao fim do ensino médio.

O programa também será baseado em atividades educacionais nas dependências do Senado. Entre as iniciativas, constarão tours pela Casa, exibição de filmes, realização de palestras e apresentações artísticas.

Senado nas Redes

A ação Senado nas Redes terá como público-alvo estudantes do ensino médio e será baseada na produção e disseminação de conteúdo para a internet e as redes sociais.

Com base em propostas que estejam tramitando na Casa, os conteúdos a serem disseminados tratarão de educação, formação profissional, cultura, esportes, primeiro emprego, cidadania, democracia, fiscalização e controle.

Também deverão ser produzidos conteúdos tratando do processo legislativo simplificado, do programa Senado Jovem e da série Orçamento Fácil.

O Senado nas Redes será de responsabilidade da Secretaria de Comunicação Social. O texto aprovado na CE ainda prevê que os veículos de comunicação do Senado desenvolverão programação específica para os jovens, inseridas na grade regular de rádio e televisão.

Agência Senado