Prefeito de cidade do RN decreta um 'quase lockdown'; Câmara é pega de surpresa

26 de Maio 2020 - 11h00
Créditos:

O prefeito de Caicó, Robson de Araújo Batata, anunciou que a partir da próxima sexta-feira (29) o comércio não essencial vai fechar as portas por 7 dias. Com isso, no sábado não vai haver feira livre e lojas de roupas, calçados, brinquedos, acessórios entre outros estabelecimentos fecham completamente pelo mesmo período.

O decreto anterior, que estava valendo até a segunda (25), permitia que esses estabelecimentos abrissem parcialmente, com as vendas sendo feitas na porta. Esse decreto foi prorrogado até a sexta, dia 29, quando sairá o novo, fechando o comércio não essencial por sete dias.

Poderão funcionar, oficinas, padarias, supermercados, lojas de aviamentos, entre outros. As informações são do Blog Sidney Silva. De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, a cidade de Caicó tem 40 casos confirmados da Covid-19, 180 casos suspeitos, 5 internados, 4 recuperados e 1 óbito.

CÂMARA MUNICIPAL

A decisão foi anunciada pelo prefeito Batata enquanto o Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus se reunia, no plenário da Câmara Municipal de Caicó, para avaliar o avanço da pandemia no município. O encontro aconteceu nesta terça-feira (26), com representantes de vários segmentos da sociedade civil organizada, secretários e vereadores. O prefeito não participou da reunião.

Enquanto acontecia o encontro no Legislativo, o prefeito Robson Batata anunciou o novo decreto, com validade a partir da sexta-feira (29), como as medidas mais rígidas durante a semana. O anúncio foi através dos meios de comunicação da cidade.

A decisão causou surpresa aos presentes na reunião. “Antes de concluir a reunião o prefeito anunciou quase um ‘lockdown’. Os técnicos orientaram o gestor ontem e já tinham decidido”, disse o vereador Odair. “A saúde está colapsada há anos, pois as pessoas esperam um exame há anos. De repente, chega a notícia de um novo decreto que deveria ter essa reunião como parâmetro”, completou Pastor Erinaldo.

Um dado apresentado na reunião foi o aumento do isolamento social em Caicó, que chegou a 48%. O comitê tem objetivo de discutir as medidas e servir de parâmetro para as ações que serão realizadas pelo município no combate à covid-19.

“Nós sugerimos a representação do Conselho Municipal de Saúde nesse colegiado, para que possa opinar nas deliberações”, disse a presidente da Casa, Rosângela Maria.