China diz que pneumonia mais letal que Covid-19 atinge país vizinho

10 de julho 2020 - 13h14
Créditos:

A China divulgou um alerta de que um novo tipo de pneumonia, mais letal do que a provocada pelo novo coronavírus, teria sido detectada no Cazaquistão. O país vizinho, no entanto, negou a afirmação e chamou o aviso de "fake news".

Na quinta (9), a embaixada da China no Cazaquistão emitiu um aviso aos chineses que vivem no país para que tomem cuidado com o que seria um novo tipo de pneumonia, com alto risco de morte.

O alerta foi divulgado em uma conta oficial da representação diplomática no aplicativo WeChat e repercutido na mídia estatal chinesa.

O órgão chinês citou ainda um aumento significativo de casos de pneumonia desde meados de junho, em cidades como Atyrau, Aktobe e Shymkent, citando notícias da mídia local.

De acordo com a embaixada, houve 1.772 mortes por pneumonia no primeiro semestre no Cazaquistão, 628 das quais apenas em junho, com chineses entre as vítimas.

Nesta sexta (10), o Ministério da Saúde do Cazaquistão classificou o comunicado chinês como "fake news", e o ministro Tsoy Alexey negou a existência de um novo tipo de pneumonia. Para ele, "as informações não são consistentes com a realidade".

Com informações da Folha de S. Paulo