Câmara debate implantação de escola cívico-militar em Parnamirim

26 de Setembro 2019 - 14h27
Créditos:

A Câmara de Parnamirim realizou audiência pública na noite de ontem (25) para discutir o modelo de ensino cívico-militar bem como a implantação dessas escolas em âmbito municipal. A ação foi de propositura dos vereadores Abidene Salustiano(PSC) e Fativan Alves(PSDB).

Demais vereadores, deputados estaduais, professores, alunos e população em geral se reuniram no Plenário Doutor Mário Medeiros a fim de iniciar o debate sobre a implantação de uma escola cívico-militar em Parnamirim.

A audiência foi aberta pelo presidente da Câmara, vereador Irani Guedes que, em seguida, passou a condução aos parlamentares propositores da discussão. “Um momento importante, pois estamos abrindo esse espaço para discutirmos a implantação de uma escola com esse modelo cívico-militar e junto com a vereadora Fativan, estaremos em busca dessa implementação para a cidade”, frisou o vereador Abidene.  

Em seguida, a vereadora Fativan Alves assumiu a presidência da audiência. Ela destacou a importância da discussão e defendeu a implementação de uma escola com o modelo cívico-militar para Parnamirim. “Essa audiência serve para esclarecermos o que, como funciona e o que se precisa  ser feito para conseguirmos uma escola dessas para a nossa cidade. É importante ressaltarmos, que apesar de defendermos a ideia de uma escola com essa ideia civista militar, ela não virá se os demais poderes e a sociedade não quiserem. Por isso, a importância desse debater junto a todos que estão aqui”, ressaltou.

Representando a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o deputado estadual Coronel Azevedo, também defendeu a adesão ao modelo de escola cívico-militar. “As escolas militares existem em todo o mundo e há mais de 100 anos no Brasil. A vinda das escolas com o pensamento cívico-militar virão melhorar o falido formato de ensino atual em nosso estado. Torço pra que Parnamirim adira a essa metodologia e avance ainda mais no quesito a educação”, enfatizou.

Durante o debate, algumas pessoas se mostraram contra a vinda das escolas. O professor Antonio Holanda usou o tempo destinado à plateia e se mostrou contra a implementação do modelo. “O militarismo não é salvador da pátria. Trabalhei em escolas privadas e públicas que alcançaram números expressivos em sua eficiência educacional e nenhuma continha em seu corpo de professores um militar”, falou.

Ao final da audiência, a vereadora Fativan agradeceu a presença de todos os presentes e adiantou que, em conversa com o prefeito Rosano Taveira, o chefe do executivo informou que Parnamirim irá aderir ao programa de implementação das escolas cívico-militares.

Também participaram da audiência o vereador Ítalo Siqueira, além das vereadoras Vandilma Oliveira e Nilda Cruz.