
O Brasil atingiu 653.656 casos de dengue e 113 mortes pela doença antes de fechar os primeiros dois meses do ano, segundo dados do painel do Ministério da Saúde divulgados na tarde nesta segunda-feira (19). Outros 438 óbitos estão em investigação em meio a um surto que atinge algumas regiões do país. O ministério prevê que o número de casos de dengue pode chegar a 4,2 milhões em 2024, índice que seria um recorde.
Desde as primeiras semanas do ano, os números da doença causada pelo mosquito Aedes aegypti tem causado preocupação no país e levado estados e municípios brasileiros a implementar medidas como aumento de leitos e tendas para hidratação dos pacientes. Acre, Distrito Federal, Minas Gerais, Goiás e a cidade do Rio de Janeiro fora as primeiras localidades a decretar situação de emergência por epidemia da infecção.
Desde 2022, a dengue voltou a crescer no país e, no ano passado, foram registrados 1.658.816 casos e 1.904 mortes. Com a intensificação das notificações já em janeiro deste ano, planos de contingência e até um hospital de campanha passaram a fazem parte das medidas adotadas nos locais mais afetados.
Em visita ao Brasil no início do mês, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que “o surto atual faz parte de um grande aumento em escala global da dengue”. Segundo Adhanom, o levantamento da entidade apontou que, no ano passado, foram notificados 5 milhões de casos e 5.000 óbitos relacionados com a infecção em mais de oitenta países.
Com informações de Revista Veja