'Brasil já é laboratório para coronavírus', afirma pesquisador sobre novas cepas

05 de Março 2021 - 13h03
Créditos:

Um estudo produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta que variantes do novo coronavírus já prevalecem em seis estados do Brasil. Para o professor e pesquisador da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto, Domingos Alves, é possível que a disseminação das mutações seja muito maior do que o mostrado pela Fiocruz, visto que o monitoramento não é adequado no país.

"As palavras do professor Miguel Nicolelis têm toda razão, pois quando novas cepas estão circulando em seis estados, isso mostra como o Brasil já é esse laboratório a céu aberto do coronavírus", disse Alves. "Essa circulação está se dando de maneira livre, leve e solta em todo o Brasil".

O pesquisador ressaltou que o país precisa pensar em adotar barreiras sanitárias entre estados e até mesmo entre municípios para evitar o aparecimento de novas mutações da covid-19. 

"Desde novembro, toda a comunidade científica está alertando para esse verdadeiro tsunami que estamos observando agora. O relatório da Fiocruz mostra que essa situação tem abrangência nacional, então é necessário que essas medidas que estão sendo tomadas agora em alguns estados seja feita com coordenação nacional", disse.

Fonte: CNN